ICMBio investe em concessões nos parques nacionais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/12/2016
Projeto, que já é bem sucedido em quatro UCs, ganha fôlego em 2017 com a licitação de serviços de uso público, inicialmente, em três parques: Brasília (DF), Pau Brasil (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO)


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentou, no dia 16 de dezembro de 2016, em evento aberto ao público, no auditório do Sebrae, em Brasília, os projetos de concessão de serviços de apoio à visitação em três unidades de conservação (UCs) federais: Parque Nacional de Brasília (DF), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e Parque Nacional do Pau Brasil (BA). Os editais para a concessão de serviços nas três unidades de conservação serão publicados em 2017.

. Veja abaixo os projetos básicos e os estudos de viabilidade econômica de concessão nos três parques

Com isso, o ICMBio retoma um modelo inovador na gestão dos parques nacionais, iniciado com as bem sucedidas concessões de serviços de uso público já em vigor nos parques nacionais do Iguaçu (PR), Tijuca (RJ), Fernando de Noronha (PE) e Serra dos Órgãos (RJ).

. Veja, também, abaixo a Cartilha de Concessões e os tópicos da apresentação feita no Sebrae, em Brasília, no dia 16 de dezembro

O processo de delegação de serviços nas unidades de conservação federais tem como foco principal a melhoria da qualidade da experiência dos visitantes. Viabiliza a manutenção das estruturas físicas e o manejo adequado das áreas de uso público e amplia as opções das pessoas que buscam contemplação ou recreação em ambiente natural.

O ICMBio entende que o fomento de parcerias com os diversos setores da sociedade civil (empresas privadas e organizações não governamentais) contribui para o aprimoramento da gestão e uso das áreas naturais protegidas, permitindo que essas unidades cumpram os seus objetivos, entre eles, o uso público agregado ao desenvolvimento social e à preservação de ecossistemas de grande relevância ecológica e beleza cênica.

Para dar maior publicidade e promover a transparência nos processos de concessão, o ICMBio reservou este espaço para a divulgação de informações a respeito do tema, a fim de estimular o debate e receber contribuições.

Vale ressaltar que os documentos abaixo disponibilizados são de cunho meramente consultivo e informativo. Os interessados em participar dos certames licitatórios podem e devem realizar seus próprios estudos estatísticos e de viabilidade econômica e financeira.

. Cartilha Concessões ICMBio

. Apresentação concessões realizada em 16/12/2016

PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA (DF)

Projeto básico
Dados de visitação
Estudo de viabilidade econômica

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)

Projeto básico
Dados de visitação
Estudo de viabilidade econômica - Produtos - Lote1
Estudo de viabilidade econômica - Serviços - Lote1
Estudo de viabilidade econômica- Serviços - Lote2

PARQUE NACIONAL DO PAU BRASIL (BA)

Projeto básico
Estudo de viabilidade econômica



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8620-concessoes
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  • UC Brasília (PARNA)
  • UC Pau Brasil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.