Identificadas espécies em extinção em reserva biológica do Paraná

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 10/12/2010
A Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, no Paraná, está terminando a avaliação ecológica rápida da unidade, procedimento que servirá para a elaboração do plano de manejo. O documento está sendo elaborado em conjunto com a Coordenação de Elaboração e Revisão de Planos de Manejo, da diretoria de Unidades de Proteção Integral (Direp/ICMBio).

A etapa de campo da avaliação ecológica rápida teve início no final de outubro. Durante os trabalhos, as equipes de pesquisadores tem identificado e mapeado a ocorrência de diversas espécies ameaçadas de extinção.

Pela primeira vez na reserva, foi possível fazer o registro fotográfico do puma - espécie ameaçada de extinção na lista nacional. Antas, jaguarundis e jaguatiricas também foram registradas.

O registro foi feito por pesquisadores da Universidade Paranaense (UNIPAR) que integram o Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação (GEEMEA).

Os levantamentos realizados pela equipe foram feitos em três pontos dentro da reserva, sendo dois em locais mais conservados e um em área que passa por processo de regeneração natural.

"A avaliação ecológica é uma das etapas do diagnóstico da reserva. O diagnóstico é uma parte muito importante da elaboração de um plano de manejo, pois permite que se definam e priorizem as ações de manejo de forma mais adequada para combater ameaças e reforçar potencialidades da área", afirmou o analista ambiental, Antônio Guilherme, lotado na Rebio.

Durante a avaliação algumas espécies chamaram a atenção de Antônio, como a Queixada (Tayassu pecari) - espécie ameaçada de extinção no Paraná; Puma (Puma concolor) - espécie ameaçada de extinção na lista nacional; Jaguatirica (Leopardus pardalis) - espécie ameaçada de extinção na lista nacional; Pavó (Pyroderus scutatus) - ave rara da Mata Atlântica registrada pela primeira vez na reserva; Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia) - árvore símbolo do Paraná, ameaçada de extinção; e Palmito-jussara (Euterpe edulis) - espécie de palmeira ameaçada de extinção.

Na avaliação, foram registradas duas onças-pardas, também conhecidas como pumas, nas área da reserva. "As espécies de predadores de topo de cadeias alimentares são normalmente tem populações pequenas nos ecossistemas. Na região da Rebio das Perobas, estes animais são ainda mais raros devido à escassez de florestas. Os pesquisadores consideraram que o registro foi relevante, pois indica a importância da unidade para a manutenção deste animais", afirmou o analista ambiental, Antônio Guilherme.



http://www.icmbio.gov.br/noticias/identificadas-especies-em-extincao-em-reserva-biologica-do-parana
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.