Lagosta é apreendida em barco de peixes ornamentais no Ceará

Ibama - www.ibama.gov.br - 03/08/2009
Durante este final de semana fiscais da Superintendência do Ibama no Ceará apreenderam o Barco Bárbara, autorizado apenas a pescar peixes ornamentais com 80 kg de lagosta e um compressor completo. O barco foi flagrado à 1h45 na Boca da Barra de Fortim, com as luzes apagadas, dificultando ainda mais a operação que só teve êxito porque os fiscais alteraram seu horário de atuação. O proprietário da embarcação ficou como fiel depositário do barco e os cinco pescadores foram conduzidos à delegacia de Beberibe, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Este tipo de embarcação pesca, inclusive durante o defeso, com compressor, que é uma adaptação artesanal, rústica, feita com um botijão de gás de cozinha adaptado para armazenar ar comprimido, o que contraria as normas da Capitania dos Portos (Norman 15).

Estes pescadores de peixes ornamentais mapeiam a ocorrência das lagostas através das coordenadas de GPS e vendem esta informação para que outros pescadores possam ir buscá-las.

Segundo Rolfran, chefe de fiscalização, o ideal seria que estes pescadores perdessem a embarcação uma vez ocorrido o ilícito. Só assim poderíamos combater com eficiência esta pesca predatória que vem arrasando com as regiões de Fortim, Aracati, Beberibe e até Reservas Extrativistas, como Praia do Canto Verde. "Acaba que 15 barcos irregulares pescando equivalem a 150 embarcações retirando lagosta do mar."
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha Prainha do Canto Verde
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.