Lançamento de livro marca aniversário de Jurubatiba

Prefeitura de Quissamã - www.quissama.rj.gov.br - 28/04/2009
O ritmo intenso de comemorações pelos 11 anos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba termina nesta terça-feira, 29, data oficial do aniversário do parque. Um ciclo de palestras vai marcar a ocasião, ao lado do lançamento do livro sobre plantas aquáticas de Jurubatiba, um dos pontos de maior destaque do encontro - que será realizado no Cine Quissamã, a partir das 14h.

O evento começa com apresentação de oficina de música do Sobradinho e, em seguida, a poesia ‘Um coração. Três pulmões’, de Ana Paula Filgueira, da equipe Projeto Pólen, pólo Carapebus. Depois, começa o ciclo de palestras, envolvendo temas sobre pesquisas ecológicas nas lagoas do Parna Jurubatiba e possibilidades e dificuldades do Conparna Jurubatiba.

De acordo com a programação, por volta das 15h40 haverá o lançamento do livro "Guia de Plantas Aquáticas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba – Rio de Janeiro, Brasil", de Cláudia Petean Bove, professora do Departamento de Botânica do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O trabalho está baseado numa parceria entre a Prefeitura e o Museu, e tem como objetivo conhecer e divulgar a flora aquática do Parque Jurubatiba.

Segundo Cláudia Bove, o objetivo principal do livro é aproximar o público do ambiente natural. "Temos a tendência de ignorar aquilo que não conhecemos muito bem e à medida que passamos a entender, conhecer, identificar, nos sentimos um pouco responsáveis pela manutenção e preservação do bem comum", disse.

Um guia de campo tem a possibilidade de ser utilizado em diversas ações conservacionistas. Neste caso, a professora destaca desde atividades recreativas guiadas ou não, até aulas práticas no campo que podem ser adaptadas para crianças a alunos de pós-graduação, além de pesquisas que necessitem da identificação de espécies botânicas.

Expressando a beleza natural de Jurubatiba, o livro abrange 88 espécies encontradas em lagoas, lagunas e alagados, ilustrado com mais de 200 fotografias. O Guia de Plantas Aquáticas do Parque permite que todos possam se sentir um pouco cientistas, identificando as espécies botânicas no próprio campo.

Após o lançamento do livro, o evento encerra com a apresentação da dança de rua, no pátio do Sobradinho.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.