Mais de 600 espécies de plantas são catalogadas no Parque de Jurubatiba

G1 - http://g1.globo.com - 28/09/2012
No Norte Fluminense do estado do Rio é comum olhar para os lados e ver cada vez mais casas e prédios. Com a extração do petróleo, o cenário da região mudou nos últimos 35 anos. Apesar das mudanças, muitas coisas também foram preservadas. O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, por exemplo, está cada vez mais vivo.

O Parque Nacional da Restiga de Jurubatiba é tão grande quanto a diversidade que representa. Passa por dentro de três cidades, sendo que a maior parte fica no município de Quissamã. Só de praias, são 44 Km. No Brasil, é a maior área preservada de restinga. O parque foi criado há 14 anos. Mas os estudos mostram que a formação dessa paisagem aconteceu de 50 mil a 500 mil anos. Com o avanço e o recuso do mar sobre o continente, pequenas faixas de areia foram ficando no meio do caminho e onde havia mais matéria orgânica, as plantas cresceram. A água doce virou lagoa e a mata atlântica foi se aproximando na direção contrária. Assim nasceu a restinga, fruto da união da floresta com o mar. O casamento deu certo, mas um descuido pode colocar tudo a perder.

Nessa redoma, que exige cuidados, cresceu muita delicadeza. São mais de 600 espécies de plantas catalogadas. Na fauna, só de mamíferos, mais de 60 exemplares e de vez em quando, mais uma surpresa entra para a lista. Recentemente, foi descoberto um roedor, batizado de ratinho-goytacá.

Mais do que um santuário ecológico, o Parque Macional de Jurubatiba é um verdadeiro laboratório ao ar livre. Por isso, é uma das unidades de conservação mais estudadas do Brasil.

Atualmente, são 20 pesquisas em andamento. Uma delas pode trazer a cura para o câncer de mama e o remédio viria da espécie clúsia ou abaneiro. Essa planta vem sendo usada em testes por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense. Os resultados são mantidos em segredo, por enquanto.




http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/09/mais-de-600-especies-de-plantas-sao-catalogadas-no-parque-de-jurubatiba.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.