Mais de seis toneladas de pescado irregularsão apreendidas na Baía de Guanabara

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 08/07/2011
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com o Ibama e o Batalhão Florestal, realizou operação nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) Guapimirim e Petrópolis e no Parque Nacional (Parna) da Serra dos Órgãos, intitulada Meio Ambiente em Dia II.

Durante a operação foram apreendidos 6,3 toneladas de pescado irregular na Baía de Guanabara e vistoriadas seis embarcações. Uma delas estava sem licença e carregava sardinha-verdadeira, cujo período de defeso está em vigor, sendo proibida sua captura. A embarcação foi multada em R$ 128 mil.

Segundo o chefe de fiscalização da APA Guapimirim, Carlos Augusto Ribeiro Barbosa, as fiscalizações realizadas nas épocas de defeso das espécies mais capturadas são fundamentais para garantir a reprodução dos animais, possibilitando até mesmo que a atividade pesqueira continue a ser exercida futuramente.

De acordo com o Ibama, a pesca da sardinha no país chegou a atingir 230 mil toneladas por ano, mas a falta de controle fez cair a atividade para apenas 30 mil toneladas anuais. O pescado foi doado para o Banco de Alimentos de Niterói, vinculado à prefeitura do município. A entrega foi feita no Porto de Gradim, em São Gonçalo.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1582-mais-de-seis-toneladas-de-pescado-irregular-sao-apreendidos-na-baia-de-guanabara
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Petrópolis
  • UC Guapimirim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.