Mais um parque nacional enfrenta o fogo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 24/08/2012
Mais um parque nacional passou a sofrer com incêndio florestal de médio porte, segundo boletim divulgado no início da noite desta sexta-feira (24) pela Coordenação de Emergências Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Trata-se do Parque Nacional Chapada das Mesas, no Maranhão.

O boletim anterior, de quinta-feira (23), já registrava incêndios desse porte nos parques nacionais do Araguaia, no Tocantins; das Nascentes do Rio Parnaíba, na divisa dos estados do Piauí, Maranhão e Bahia; e da Serra da Canastra, em Minas. Apesar do intenso combate dos brigadistas, a situação nessas unidades seguia no mesmo nível até o início da noite desta sexta.

Na Chapada das Mesas, de acordo com a nota, 14 brigadistas tentavam até o fim da tarde conter o fogo na porção norte da unidade. Eles tinham o apoio de servidores da Reserva Extrativista Mata Grande, que fica na região.

De acordo com critérios técnicos, incêndios de nível I são de pequeno porte. Nesse caso, o combate é feito unicamente pelas brigadas da unidade. Os de nível II, médio porte, são incêndios maiores e exigem o apoio de parceiros em nível local ou regional. Já os de nível III são grandes incêndios. Para debelá-los, é preciso uma articulação de forças mais ampla, envolvendo a União, os estados e os municípios.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3231-mais-um-parque-nacional-enfrenta-o-fogo.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araguaia
  • UC Serra da Canastra
  • UC Nascentes do Rio Parnaíba
  • UC Chapada das Mesas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.