Ministério Público processa Petrobrás por danos ao meio ambiente

AmbienteBrasil - 13/03/2008
O Ministério Público Federal informou nesta quarta-feira (12) que ajuizou uma ação civil pública contra a Petrobrás por danos ambientais causados ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no Rio de Janeiro. O parque, de 14.838 hectares, abrange área dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã.

Segundo o Ministério Público, a empresa foi responsável por sucessivos vazamentos da chamada "água de produção", com poluentes gerados pela exploração de petróleo na bacia de Campos. Os vazamento teriam ocorrido entre agosto de 2001 e dezembro de 2003 e teriam sido causados por falhas na tubulação de um emissário submarino que atravessa cerca de 10 km do parque.

Além da poluição provocada pelos vazamentos do duto subterrâneo, a ação também refere-se a danos ambientais resultantes da instalação de uma tubulação aérea no local.

A ação, ajuizada pela Procuradoria da República no município de Macaé (a 188 km do Rio), tramita na vara federal da cidade.

O Ministério Público quer que a empresa seja condenada ao pagamento de indenização suficiente para compensar os prejuízos ocorridos no local. Segundo informa o órgão, o valor será revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

A Petrobrás, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou ainda não ter sido notificada sobre o caso e por enquanto não irá se manifestar. (Folha Online)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.