Monitoramento de fauna auxilia gestão na Esec Mata Preta

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 02/05/2012
A equipe da Estação Ecológica Mata Preta gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Santa Catarina, tem trabalhado na consolidação da unidade de conservação (UC) e atingido importantes resultados. A estação ecológica possui um importante trabalho de monitoramento de fauna, utilizando registros de avistamentos, rastros e de atropelamentos, que vem gerando muitas informações a respeito da biodiversidade local que auxiliam na gestão da UC.

O trabalho tem como objetivo produzir informações para avaliar o impacto das rodovias e estradas na fauna, indicar áreas criticas e espécies mais sensíveis, produzir informações e dados para subsidiar decisões e auxiliar na adoção de medidas para proteção da biodiversidade. Além de registrar informações sobre a fauna ocorrente na unidade de conservação e seu entorno.

Resultados

A análise dos dados do monitoramento, de mapas e fotos de satélite já indicaram a existência de 13 áreas críticas de ocorrência de atropelamentos, onde há proximidade entre fragmentos florestais. As espécies mais afetadas, o graxaim (Cerdocyon thous) e o gambá (Didelphis albiventris), também foram indicadas pela análise dos dados. Foram também registradas cinco espécies ameaçadas de extinção na área de monitoramento: jaguatirica (Leopardus pardalis), gato-do mato-pequeno (Leopardus tigrinus), gato-palheiro (Oncifelis colocolo), onça-parda (Puma concolor) e papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea). Essas informações direcionaram ações de gestão para a unidade. Uma delas foi o contato com as instituições responsáveis pelas rodovias e estradas, para a instalação de placas e passagens para fauna.

Com base nas informações desse trabalho, a equipe da UC produziu uma lista prévia de fauna ocorrente na unidade, que já conta com 31 espécies de mamíferos e 78 espécies de aves, forneceu informações sobre as espécies ameaçadas da UC para a publicação do Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação Federais, produziu o primeiro relatório com os resultados de dois anos de monitoramento e inscreveu no VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) o trabalho sobre os resultados do monitoramento e sua utilização como subsídio para ações de gestão.




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2846-monitoramento-de-fauna-auxilia-gestao-na-esec-mata-preta.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mata Preta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.