Moradores de Buritis relatam clima de tensão gerado por conflitos agrários

G1 - http://g1.globo.com/ - 15/11/2013
Na madrugada desta sexta-feira (15), invasores bloquearam uma estrada no município de Buritis (RO) que dá acesso ao distrito de Rio Pardo, de acordo com a polícia, onde um militar da Força Nacional de Segurança foi morto durante conflito com invasores de uma área da Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro. Agentes do Comando de Operações Especial (COE) da Polícia Militar de Porto Velho e Ji-Paraná estão na cidade para dar apoio à operação de desocupação da área. Moradores de Buritis relatam que o clima de tensão na região gerado pelos conflitos agrários é constante.

Com as ruas da cidade praticamente desertas, moradores se dizem acostumados com clima de tensão na região. A comerciante Maria José Moreira, de 54 anos, conta que mora em Buritis há 14 anos e que os conflitos agrários na região são recorrentes. "A gente se acostuma. Não é fácil viver no meio [de conflitos], mas a gente vive. Agora até que está tranquilo, no começo era pior", relata a comerciante.

O agricultor Adenir Affegen, 51 anos, diz que, morando há 19 anos na região, também já se acostumou com os constantes conflitos. "Já presenciei vários conflitos, dentro de Buritis mesmo. Em Campo Novo, Jacinópolis, Rio Pardo, Minas Novas sempre acontecem esses problemas. Se o governo tomasse providências, prometesse e cumprisse, evitaria", afirma Affegen.

A dona de casa Silvana Brumatti Ronconi, 36 anos, diz temer pela morte de pessoas inocentes.

De acordo com a polícia, o reforço deve seguir para o distrito de Rio Pardo ainda na manhã desta sexta-feira. Segundo o tenente Braguin da 4ª Companhia do 7o Batalhão da PM em Buritis, há informações de manifestantes feridos, entretanto o número ainda não foi confirmado. As equipes da PM, COE e Força Nacional estão concentradas na batalhão da PM no município. Mais policiais militares de Porto Velho e Ariquemesx também se dirigem para o local.

Conflito

O conflito começou na tarde de quarta-feira (13), quando integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Força Nacional chegaram ao local para a reintegração de posse das terras da Flona do Bom Futuro. A Polícia Militar foi chamada para reforçar a situação. O soldado da Força Nacional Luís Pedro de Souza Gomes, de 33 anos, foi morto durante o confronto com os invasores.

A coordenação geral do ICMBio informou que durante a manhã de quinta-feira (14) foi feito um voo de reconhecimento da área invadida e representantes do órgão, das polícias Federal e Ambiental, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) visualizaram o grupo encurralado em uma estrada sem saída. Os invasores da Flona utilizaram coquetel molotov contra a Força Nacional, momento em que deu início ao conflito e na troca de tiros o soldado foi morto.



http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/11/moradores-de-buritis-relatam-clima-de-tensao-gerado-por-conflitos-agrarios.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bom Futuro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.