Naturatins apoia ciclistas na 3ª Travessia da Ilha do Bananal

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 27/07/2012
O Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, a partir de hoje 26, estará apoiando durante todo o fim de semana, a 3ª Travessia da Ilha do Bananal de Bike - Esporte, Ciclismo e Cidadania, uma iniciativa dos grupos de ciclismo e cicloturismo existentes no Tocantins. O passeio, além de incentivar a prática saudável do esporte, evitando o sedentarismo, é também uma oportunidade conscientizar sobre a preservação da natureza e promover um intercâmbio cultural entre os visitantes e moradores.

Participam da Travessia 60 ciclistas de diversos municípios do estado e de estados como Alagoas, Sergipe, São Paulo, Goiás e do Distrito Federal, que não só participam da jornada da travessia, mas também irão promover também ações de conscientização ambiental, inclusão social e ações comunitárias por onde os bikers passar.

O apoio do órgão ambiental será com a logística do transporte das bicicletas, mantimentos e equipamentos que serão utilizados pelas equipes durante o trajeto que terá inicio no município de Formoso do Tocantins. A equipe passará pela comunidade indígena Karajá, Santa Isabel do Morro, no interior da Ilha do Bananal até a cidade de São Félix do Araguaia (MT), com o retorno percorrendo o interior da Ilha até a comunidade onde serão realizadas as ações socioambientais previstas.

Os atletas participantes da Travessia são pessoas que praticam cicloturismo assiduamente e que utilizam a bicicleta como forma de lazer, esporte e até mesmo como meio de locomoção. "Nesta 3ª Travessia, vamos realizar diversas ações, como distribuição de kits de higiene bucal, roupas usadas, brinquedos, livros, revistas e gibis, além de trabalhar com a questão da conscientização ecológica", relatou o coordenador do projeto Jair Júnior Parriul.

Para o Naturatins ações como esta ajudam na conscientização e na educação ambiental por promoverem de forma inovadora a aproximação de pessoas dos mais diversos setores da sociedade e de regiões tão distintas em prol da melhoria na qualidade de vida das comunidades por onde os bikers passarem durante a travessia; e sempre priorizando e atuando de forma sustentável e ecológica.



http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=3323
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Leandro (Ilha do Bananal/Cantão)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.