O turismo como instrumento de inclusão social e preservação ambiental

Agência de Notícias do Acre -www.agencia.ac.gov.br - 15/05/2010
O Acre está no centro da Panamazônia, região integrada pelo Brasil, Bolívia e Peru, onde vivem num raio de 1.000 quilômetros, cerca 42 milhões de pessoas de diferentes culturas.

Os investimentos na promoção e infraestrutura turística se justificam com o aumento do fluxo de turistas no Estado, demonstrado através da movimentação de passageiros pelos aeroportos, rodoviárias e fronteiras do Acre com o Peru e a Bolívia - e é uma política defendida pelos que têm contato com o parque. "O turismo vai ajudar na preservação e na melhoria de vida da comunidade que vive aqui", afirma Miro, que está implantando uma estrutura de mini-pousada para receber

"Isso é do nosso interesse também", disse Benita Roktaeshel, coordenadora nacional de Visitação de Parques do Instituto Chico Mendes, o órgão responsável pela fiscalização dos parques nacionais. No fluxo internacional, de acordo com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul) se observa que turistas param ou passam depois de estarem na Bolívia (o acesso aos Andes também se dá por La Paz, a partir da fronteira com Cobija, capital do Departamento do Pando, com voos diários) ou Peru (via Puerto Maldonado). Nacionalmente, ganha cada vez mais destaque o turismo de negócios, o religioso e o sócioambiental-vivencial, ou seja, o das pessoas que viajam ao Acre com interesse de fazer negócios e/ou montar suas empresas por aqui, àqueles que vêem para as experiências místicas especialmente relacionados ao Santo Daime, e outros para conhecerem as experiências de sustentabilidade dos Povos da Floresta.

Nesse sentido, o Governo do Estado defende o pleno desenvolvimento também da rota Caminhos das Aldeias e da Biodiversidade, sendo que é indispensável que seja implantado o Plano de Uso Público PUP do Parque Nacional da Serra do Divisor, cuja estimativa preliminar de custo para a elaboração dos projetos, implantação e operação das atividades foi estipulado em R$ 3,2 milhões. O recurso, anunciou Benita, está assegurado no orçamento do Instituto Chico Mendes para este ano. "Ali o visitante irá encontrar uma natureza exuberante, um ambiente rico e único", disse o secretário de Esportes, Turismo e Lazer do Acre, Cassiano Marques. A rota está se consolidando e há uma agência, a Manaaim Turismo, se credenciando para levar turistas ao Divisor. "Não tenho dúvida que se converterá em um grande destino de ecoturismo na região", disse João Bosco Nunes, dono da Manaaim.

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12517&Itemid=26&limit=1&limitstart=2
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Divisor
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.