Operação apreende armas na chapada dos Veadeiros

ICMBio -http://www.icmbio.gov.br - 06/08/2012
O coordenador de Emergências Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Christian Berlinck, fez um balanço de recentes operações de proteção às unidades de conservação.

No início do mês, um barraco foi desmontado no entorno da unidade, em Goiás, durante a Operação Safari, que apreendeu mais de 30 armas. A ação contou com apoio da Polícia Federal. O infrator possuía apenas a licença para conserto de armamanentos de pequeno porte, mas não para colecionar armas.

Fogo

No início de julho, brigadistas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros estavam fazendo aceiro controlado quando avistaram uma coluna de fumaça próxima. Um caminhoneiro que passava pelo local informou que havia uma pessoa trajando bermuda preta, camisa vermelha, com chapéu e sacola na mão ateando fogo na vegetação seca logo à frente.

Ao chegarem ao local, os brigadistas encontraram o infrator, conforme a descrição, em frente à chácara onde residia ateando fogo na vegetação. Ele foi abordado para que parasse com a ação e que ajudasse no combate com abafador, determinação que acatou imediamente.

Ao ser arguido sobre o que fazia no local, disse que havia chegado há poucos dias, quando de fato já estava há mais tempo na chácara. Ele possuía histórico de passagens pela polícia e acabou detido.

Incêndio controlado

Cerca de 10 dias depois, outro incêndio foi controlado na região. "Há uma proposta de embargar áreas queimadas da região do entorno do parque, visando permitir a recuperação do ambiente e impedir a transformação da área em pasto ilegal", disse Berlinck.

Há quatro meses, fiscais do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros receberam denúncia da existência de caçador no Rio das Cobras, utilizando infra-estrutura de barraco, além de armamento como trabucos e espingardas para caçar no parque. Aos chegarem ao local, os agentes encontraram o barraco, bem como indícios como munição, como pólvora, espoleta e esferas. Dos vestígios de caça, apenas um chifre de veado foi encontrado.

Ao ser arguido pela equipe de fiscalização, o caçador confessou usar o barraco para as ações de caça ilegal. Ao vasculhar a residência dele, os agentes encontraram ainda um carregador e espingarda calibre 22 enterrada no quintal. Ele já possuía antecedentes criminais e foi dirigido ao Departamento da Polícia Federal do Distrito Federal.

Nascentes do Rio Parnaíba

Outra ação de fiscalização combateu acampamentos ilegais no Parque Nacional Nescentes do Rio Parnaíba, que tem sede no Piauí, com apreensão de armas e prisões por porte ilegal de armas. "Usa-se a estratégia de atear fogo na vegetação para que rebrote a pastagem e aumente a disponibilidade de sais minerais, atraindo com isso aos animais", destaca Berlinck.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3192-operacao-apreende-armas-na-chapada-dos-veadeiros.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  • UC Nascentes do Rio Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.