Operação Pacanari coíbe crimes ambientais na Esec do Jari

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 11/09/2009
A Estação Ecológica (Esec) do Jari, localizada na porção norte do Estado do Pará, realizou de 26 de agosto a 1o de setembro a operação Pacanari. Foram encontrados alguns pescadores irregulares e caçadores portando armas de fogo sem porte e cubas com diversos animais silvestres mortos, principalmente paca, tatu e veado.

Em alguns pontos ao longo do rio, também foram encontrados barracos com ossos de diversos animais, como macacos, tartarugas e antas. Os materiais e produtos achados nas embarcações foram apreendidos e os infratores autuados.

A operação também possibilitou o mapeamento da área e das ameaças existentes, que deverá subsidiar parte das informações do plano de proteção da unidade.

A operação foi realizada pela equipe gestora da Esec Jari, com participação de mais dois fiscais, um do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Rondônia e um do Escritório Regional do Ibama de Monte Dourado, no Pará.

A equipe percorreu grande parte do Rio Pacanari, que possui suas nascentes na Esec Jari. O rio sempre foi alvo de caça e pesca irregular e nunca havia sido visitado pelas instituições ambientais da região. O trajeto foi complicado, por tratar-se de um rio com diversas corredeiras e cachoeiras, com acesso apenas através de pequenas canoas.

Com 227.126 hectares, a Esec Jari é uma unidade de proteção integral que abrange uma série de grandes cachoeiras e corredeiras, áreas de afloramento rochoso, constituindo grandes paredões de pedras, e diversas espécies da fauna silvestre amazônica. É uma das mais preservadas unidades de conservação da Amazônia, composta basicamente por vegetação ombrófila densa.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.