Pará vai ofertar mais de 100 mil hectares para concessão florestal

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/ - 02/10/2013
Até o final do ano, o Estado do Pará licitará mais uma área para concessão florestal. Esse foi um dos pontos da pauta da reunião da Comissão Estadual de Florestas (Comef), nesta terça-feira, 1o, no auditório Ferradura da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Amazônia Oriental, em Belém. A Comissão é presidida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) e entre os membros estão representantes do poder público, de instituições de pesquisa, da classe empresarial, extrativistas, quilombolas, entre outros.

A expectativa é que nos próximos meses o Ideflor lance um edital de licitação pública disponibilizando aproximadamente 108 mil hectares de área da Floresta Estadual (Flota) Paru, na região da Calha Norte. A área está localizada no município de Monte Alegre. A primeira concessão realizada na Flota Paru disponibilizou seis Unidades de Manejo Florestal (UMFs), um total de 326.184 hectares, nos municípios de Almeirim e Monte Alegre. Essa será a terceira concessão florestal realizada no âmbito estadual no Pará, a primeira foi no conjunto de glebas Mamuru-Arapiuns, no Baixo Amazonas.

Aos membros da Comef ainda foi apresentado o Projeto de Desenvolvimento Local (PDL) Portel, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável de Povos, Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares (PCTAFs) localizados nas glebas públicas estaduais do município de Portel, através do ordenamento fundiário e ambiental e incremento de renda a partir do uso sustentável da floresta e implantação de sistemas agroflorestais.

"O PDL é realizado pelo Ideflor, mas conta com parcerias para as ações. Aqui vamos mostrar o que já está sendo feito em Portel, município que tem um dos menores IDH do estado", comenta o engenheiro florestal do Ideflor, Daniel Francez, que coordena o PDL Portel e faz referência ao Índice de Desenvolvimento Humano do município.

Conforme estabelece o Decreto no 335/2007, dentre as atribuições da Comef está a de assessorar, avaliar e propor diretrizes para gestão de florestas públicas do Estado e manifestar-se sobre o Plano Anual de Outorga Florestal (Paof), documento de planejamento da gestão florestal no Pará. Nele estão identificadas e descritas as áreas florestais de domínio estadual que poderão ser submetidas ao processo de concessão em 2013.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=136518
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Paru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.