Parque ameaçado: pistoleiros estão furtando madeira de reserva verde (MT)

Gazeta de Cuiabá - 26/03/2004
Soldados do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) estão em estado de alerta para, nas próximas horas, expulsar cerca de 30 pistoleiros que invadiram, o parque estadual da Serra de Santa Bárbara, noroeste do Estado, a 400 Km de Cuiabá. A invasão ocorreu há uma semana. O grupo, fortemente armado, estaria promovendo desmatamento para extração e venda de madeira da área de preservação ambiental. Além da retirada de madeira, os pistoleiros estariam demarcando a área para loteamento.

A denúncia foi feita à direção da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), nesta semana, por uma autoridade do município. Nela consta que, além da invasão e demarcação da terra, os invasores estariam promovendo verdadeiro extermínio dos animais silvestres.

O anúncio sobre a operação do Gefron na área foi revelado pela chefe do escritório-regional da Fema, em Cáceres, Elisângela Porto. Ontem, ela estaria acertando com o comandante do grupo de fronteira, detalhes finais.

"As informações são de que, existem dezenas de pistoleiros fortemente armados na área. E nós não temos como enfrentar uma situação dessa sem força policial, por isso recorremos ao Gefron", afirmou. Segundo Porto, além do Gefron, a operação contará com a participação de fiscais da Fema, Ibama e soldados da Polícia Ambiental. A polícia não revela o dia exato da operação para não atrapalhar a estratégia. Contudo, a diretora da Fema, acredita que ela deverá acontecer, neste final de semana.

O parque estadual da Serra de Santa Bárbara, de 120.092,11 hectares, localiza-se no município de Porto Esperidião. Além da beleza, o local é um dos mais importantes da região para pesquisas científicas. Nele observa-se fauna e flora típica do bioma cerrado, pantanal e florestas, além de importantes recursos hídricos, bem como características históricas e culturais.
(Sinézio Alcântara-Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT-26/03/04)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra de Santa Bárbara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.