Parque Corumbiara tem áreas zoneadas por plano de manejo

Rondonoticias - www.rondonoticias.com.br - 02/12/2008
De acordo com secretário estadual de meio ambiente, Cletho Brito, o plano de manejo define o zoneamento da unidade de conservação para ordenar atividades de uso público, proteção integral e área de amortecimento (situada ao redor da unidade). "Com estes estudos teremos melhores informações sobre o parque e assim desenvolver ações diferenciadas em cada zona, inclusive receber visitas, seguindo as estratégias do plano".

O plano de manejo, para Brito, confirma que "Rondônia está fazendo o dever de casa". O governo estadual e os seus parceiros têm trabalhado bastante para que o meio ambiente seja respeitado, diz ele. Como prova, o secretário da Sedam, mostra a redução nos desmatamento e queimadas, divulgada pelo Inpe e as ações de educação e proteção que estão sendo realizadas.

Segundo Sérgio Morato, biólogo responsável pelo plano de manejo, o trabalho de 18 meses no parque atingiu toda extensão e desenvolveu vários estudos desde climáticos, geológicos a aspectos sócio econômicos dos municípios do entorno da unidade. "O parque é extremamente rico em paisagem, nos recursos naturais, flora e fauna. Tem 9 tipos de ecossistemas e uma das maiores riquezas de aves conhecida no Brasil, talvez na América do Sul e do mundo." Corumbiara têm três biomas diferentes (amazônico, pantanal e cerrado).

Morato acredita que na unidade há mais de 400 espécies de aves e diz ter encontrado novos animais. "Temos espécies de peixes, répteis, que não eram conhecidos da ciência, também, espécies não vista no Brasil, como uma cobra não peçonhenta, uma cuíca e outros anfíbios"

O lugar, segundo o biólogo, é um ecossistema novo que será descrito detalhadamente em um livro sobre o parque. "A nossa idéia é lançar, com a participação de todos os consultores e pesquisadores envolvidos nos estudos, para descrever este ecossistema".

Morato disse ainda que o parque é uma das unidades que estão mais intactas no Brasil. " Em si Corumbiara tem poucos problemas, os quais são facilmente resolvidos", completa.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Corumbiara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.