Parque da Ilha Grande e usina de açúcar fecham parceria

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 02/04/2013
O Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná, acaba de assinar termo de patrocínio com o grupo Usina Santa Terezinha, produtor de açúcar e etanol, que visa a apoiar financeiramente ações do Núcleo de Pesquisas em Limnologia e Aquicultura (Nupelia), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na área de influência do parque. O primeiro projeto, já aprovado, tem início no próximo dia 15 e término em março de 2015.

A chefia do parque espera que o acordo resulte em pelo menos 10 trabalhos científicos e promova a formação de recursos humanos com desenvolvimento de pelo menos três dissertações de mestrado e duas teses de doutorado. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, garantirá parte dos recursos financeiros.

Os recursos repassados pela Usina Santa Terezinha serão administrados pelo Consórcio Intermunicipal para a Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), parceiro do parque, para dar maior agilidade nas contratações.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor da unidade, apoiará o projeto por meio da estrutura física de alojamentos, escritórios, laboratórios, sala de reuniões e, caso necessário, embarcações.

Entre as metas do termo de patrocínio, está a ampliação do conhecimento da biodiversidade aquática no último trecho livre de barramentos no rio Paraná e dos efeitos dos barramentos sobre a integridade dos habitat aquáticos, a jusante (para o lado da foz), em sistemas rio-planície de inundação.

O termo visa também a municiar os gestores ambientais com informações para a tomada de decisões em relação aos impactos ambientais, sociais e econômicos, derivados de novos empreendimentos hidrelétricos ou de ações antrópicas (do homem) no último trecho livre do rio Paraná.

A iniciativa servirá ainda para subsidiar a reformulação dos planos de manejo das unidades de conservação existentes no trecho estudado: o Parque Nacional de Ilha Grande, a Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do rio Paraná e o Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema.



http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3846&Itemid=172
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.