Parque da Restinga de Jurubatiba celebra 11 anos nesta quarta

Prefeitura de Quissamã - www.quissama.rj.gov.br - 28/04/2009
As comemorações pelos 11 anos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no Rio de Janeiro, continuam nesta semana, mobilizando estudantes, ambientalistas e pesquisadores do setor. Na terça-feira (28), alunos da rede municipal de ensino participam de uma gincana cultural e, nesta quarta-feira (29), data oficial do aniversário do Parque, haverá um ciclo de palestras e lançamento de livro sobre plantas aquáticas.

As palestras e o lançamento do livro reunirão os participantes no cinema municipal do Centro Cultural Sobradinho, a partir das 14h. A abertura do evento será com a apresentação da oficina de música do próprio Sobradinho e a poesia "Um coração, Três pulmões", de Ana Paula Filgueira, da equipe Projeto Pólen, polo Carapebus.

A primeira palestra será sobre Pesquisas ecológicas nas lagoas do Parna Jurubatiba em Quissamã, com o professor Vinícius Farjalla, representante do Núcleo de Pesquisa em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ). Depois será a vez do debate Lagoas do Parna Jurubatiba, com o mediador Marcos Cezar dos Santos, do ICMBio.

Em seguida, ocorrerá a palestra sobre Conparna Jurubatiba: possibilidades e dificuldades, com a professora da UFRJ e ex-coordenadora do Projeto Pólen, pólo Quissamã, Marcela Siqueira Farjalla. Depois, Eduardo Jalles, do ICMBio/Parna Jurubatiba, vai mediar o debate Conparna Jurubatiba.

Durante o evento, haverá, também, o lançamento do livro Guia de Plantas Aquáticas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba - Rio de Janeiro, Brasil, da professora Cláudia Petean Bove, do Departamento de Botânica do Museu Nacional/UFRJ. Depois, uma apresentação de dança de rua, no pátio do Sobradinho marcará o encerramento do evento.

GINCANA - Estudantes das escolas da rede municipal também participarão ativamente das comemorações pelo aniversário do Parque Jurubatiba, por meio de uma Gincana Cultural. Nesta terça-feira (28), por volta das 8h, alunos da Educação Infantil e do 1o ano ocuparão o Tattersal do Parque de Exposições, participando de jogos e desafios.

Já à tarde, a partir das 14h, será a vez dos estudantes do 4o ao 9o ano participarem do evento. Nesse período os alunos participarão de rodadas de perguntas sócio-culturais, provocando interação entre os estudantes das escolas, num clima de desafio para responder corretamente.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.