Parque da Serra do Cipó sedia enduro escola 2011

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 05/12/2011
O Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, sediou o Enduro Escola 2011. Ao todo, 96 alunos do Ensino Médio do município de Santana do Riacho realizaram a prova, percorrendo a trilha próxima à portaria do Alto Palácio, onde tiveram a oportunidade de conhecer uma paisagem bastante diversificada, composta por campos rupestres, matas ciliares e capões de mata nebular ou montana.

Com atividades como essa, os servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), lotados na unidade de conservação, buscam aproximar a comunidade da administração do parque, estimulando a gestão participativa.

O evento, que foi realizado nos dias 10 e 11 de novembro, teve como objetivos promover a conscientização socioambiental e fomentar o turismo sustentável, orientando os jovens sobre a importância do turismo aliado à preservação do patrimônio histórico sem causar danos ao meio ambiente.

Os estudantes assistiram ainda a uma palestra da analista ambiental Patrícia Rizzi, do parque. Ela falou sobre a conservação hídrica da região as três fitofisionomias existentes na serra do Cipó (cerrado, campos rupestres e Mata Atlântica), a distribuição e a importância do território do Parque e da APA entre os municípios, além de questões do dia a dia, principalmente os impactos negativos do uso do fogo.

Antes do enduro, o analista Gabriel Salgado, da Secretaria de Turismo de Minas (Setur/MG), deu informações sobre a utilização de equipamentos de orientação, como a bússola, e sobre as regras da prova de regularidade, com o prêmio de uma viagem para a equipe vencedora, o que estimulou bastante os competidores.

O enduro foi promovido pela Setur/MG), em parceria com ICMBio, Associação de Municípios do Circuito Turístico Serra do Cipó e a Prefeitura de Santana do Riacho. A iniciativa integra as ações do Projeto Turismo Competitivo em Minas Gerais.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2399-parque-da-serra-do-cipo-sedia-enduro-escola-2011
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Morro da Pedreira
  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.