Parque de Rondônia recebe plano de manejo

Portal da Amazônia - http://portalamazonia.locaweb.com.br - 03/12/2008
O Parque Estadual de Corumbiara é a primeira unidade de conservação estadual de Rondônia com plano de manejo. O lançamento do projeto foi esta semana pelo governador Ivo Cassol. O trabalho custou cerca de R$ 800 mil com recursos do Governo Federal.

Uma empresa especializada fez o diagnóstico da área e apontou linhas de atuação do governo na pesquisa, educação, proteção e gestão da unidade. De acordo com a coordenadora do plano, Ana Cláudia Zampier, cerca de R$ 3 milhões foram investidos na pesquisa.

Localização

A unidade de conservação fica no Cone Sul. A área tem o equivalente a 425 mil campos de futebol. Está localizada na fronteira com a Bolívia, às margens do rio Guaporé. É formada de floresta intocada e tem uma das maiores biodiversidades do país.

O santuário é um local de transição entre o Pantanal, Cerrado e floresta Amazônica. Lado a lado estão os principais biomas do Brasil. O lugar é um cenário selvagem que abriga a maioria das espécies brasileiras de médio e grande porte.

"Nós, biólogos, consideramos essa região um dos três maiores parques em termos de riqueza biológica do país. Talvez da América do Sul como um todo", diz Morato.

Diferença

O parque de Corumbiara é um retrato diferente que contrasta com a devastação ambiental em Rondônia. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpe), foram desmatados mais de mil quilômetros quadrados de floresta entre 2007 e 2008.


http://portalamazonia.locaweb.com.br/sites/rotv/noticia.php?idN=16383
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Corumbiara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.