Parque Nacional da Serra do Divisor

Tião Viana - www.tiaoviana.com - 30/11/2009
O senador Tião Viana (PT-AC) esteve na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) junto com o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, para fazerem a entrega do projeto básico do programa de visitação turística no Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD), que já foi aprovado pelo conselho Gestor do parque e discutido com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

O programa de visitação do parque, entregue ao presidente do Instituto ICMBio, Rômulo Mello, está se acordo com as normais gerais e com o Plano de Uso Público do Parque, que cria a infra-estrutura e as condições básicos de acesso turístico para enriquecer as experiências de caráter ambiental dos visitantes. O acesso dos visitantes deverá estar de acordo com as aptidões e potencialidades dos recursos naturais do parque através da promoção, ordenamento e direcionamento das atividades recreativas daquela região da floresta acreana, que contempla uma das maiores biodiversidades do planeta.

O programa proposto pelo governo do estado ao ICMBio tem por objetivos básicos implantar o programa de visitação turística e a infra-estrutura mínima de visitação, fortalecer a infra-estrutura de gestão do instituto e criar as atividades e estruturas de recreação planejadas de acordo com as aptidões do parque. Além disso, o programa prevê a formação da equipe de funcionários, guias e condutores de visitantes que irá monitorar os efeitos da visitação e implementar as estratégias de manejo de visitação, disponibilizando informações e orientações para os visitantes, entre outras atividades.

Como resultados, o programa proposto pelo governo acreano espera que os visitantes utilizem o parque de acordo com o seu plano de uso público e de normas, que o plano de minimização de impactos de visitação sensibilize cada vez mais os visitantes e que as atividades e estruturas de recreação sejam harmonizadas com o ambiente natural do parque. O programa prevê ainda que os visitantes sejam orientados por guias capacitados nas atividades de recreação, que eles (visitantes) desfrutem com segurança as experiências de recreação e que as visitas já existentes no parque sejam reordenadas e orientadas.

http://www.tiaoviana.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=192:parque-nacional-da-serra-do-divisor&catid=8:brasilia&Itemid=48
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Divisor
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.