Parque Nacional de Brasília promove sete projetos de educação ambiental

ICMBio - 18/02/2008
O Núcleo de Ação de Educação Ambiental (NEA) do Parque Nacional (Parna) de Brasília acaba de definir o seu Plano de Ação para 2008. O plano prevê a execução de sete projetos, abrangendo diferentes públicos-alvo. São dois cursos " Elementos de educação ambiental e Formação socioambiental para infratores de ilícitos ambienais e urbanísticos" e os projetos Leitura no Parque, O Parque Vai à Sua Escola, Ruas e Quintais Ecológicos, Educação Ambiental como Instrumento de Prevenção a Incêndios Florestais e Divulgação das Atividades do Parque.

O curso Elementos de Educação Ambiental tem como público-alvo professores de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental e médio. A idéia é que os professores atuem como multiplicadores, repassando a seus alunos ensinamentos sobre a importância de se preservar a natureza e, em especial, o Parna de Brasília. O curso, que visa formar 750 multiplicadores, ocorrerá quinzenalmente até o fim do ano e tem duração de um dia.

Já o curso de Formação Socioambiental para Infratores de Ilícitos Ambientais e Urbanísticos é destinado a infratores de ilícitos ambientais e urbanísticos provenientes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. O objetivo é transmitir aos autores dos crimes contra o meio ambiente informações sobre os mecanismos de sustentabilidade da natureza. O curso, que será realizado nos meses de abril, junho, agosto e dezembro, tem duração de dois dias e vai atender a 320 infratores.

Para os alunos da rede pública, entre 12 e 17 anos, o NEA dedicou o projeto Leitura no Parque. A idéia é mostrar a cerca de 200 adolescentes residentes no entorno do Parna, por meio da leitura de textos ambientais, a importância da preservação dos recursos naturais do Cerrado. O projeto ocorrerá mensalmente, exceto nos meses de julho e dezembro.

Os mais novos não ficarão de fora. O projeto O Parque vai à sua escola vai atender alunos da rede pública até a 5ª série, residentes no entorno das unidades de conservação federais que ficam em Brasília - além do parque nacional, a Floresta Nacional de Brasília e a Reserva Biológica da Contagem. O objetivo é sensibilizar as crianças para questão ambiental, mostrando a elas a importância de se viver em um ambiente saudável. Serão contemplados 1.500 alunos, que poderão participar do projeto entre os meses de março a junho e agosto a novembro.

Já o projeto Ruas e Quintais Ecológicos é destinado às comunidades do entorno das UCs. Os moradores serão orientados a conservar a biodiversidade do cerrado e participarão de atividades de recuperação de áreas degradadas na chamada zona de amortecimento das reservas. Eles serão convidados fazer o plantio de mudas de árvores nativas. A meta é plantar 1.000 mudas entre os meses de março a junho e agosto a novembro.

Também destinado às comunidades do entorno das UCs, o projeto Educação Ambiental como Instrumento de Prevenção de Incêndios Florestais vai orientar os agricultores e produtores rurais que moram nas imediações das reservas a adotar técnicas de cultivo que não ponham em risco a fauna e a flora. Os agricultores costumam usar o fogo para limpeza das lavouras. No período de seca, isso pode causar incêndio. Os cursos serão realizados bimestralmente. A meta é atingir 200 moradores.

Por fim, o projeto de divulgação do Parque Nacional de Brasília será destinado ao público em geral, que costuma freqüentar o parque. Por meio de eventos educacionais (palestras em escolas, exposições, feiras de ciências, dentre outros) e de peças publicitárias, como cartazes e folderes, as pessoas serão orientadas a preservar as unidades de conservação.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (PARNA)
  • UC Brasília (FLONA)
  • UC Contagem
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.