Parque Nacional Serra do Pardo começa movimento para criar seu conselho consultivo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 27/05/2011
O Parque Nacional da Serra do Pardo, localizado na região da Terra do Meio, estado do Pará, já está em pleno vapor para criar o seu conselho consultivo. Entre os dias 4 e 7 de maio, especialistas do Worl Wildlife Fund Brasil (WWF - Brasil) estiveram nos municípios de Altamira e São Félix do Xingu, para encontros com governos municipais e sociedade civil.

Os encontros aconteceram na sede do Parque e tiveram como foco sensibilizar governos, organizações não-governamentais e comunidades de São Sebastião, Tracuá e Primavera e as aldeias de Xingu, Apyterewa e Kwaraya-pya sobre a importância da criação e instalação do conselho. Foram ainda identificados os principais atores sociais que interagem na UC, levando em consideração as demandas dos ribeirinhos.

O próximo passo é encaminhar ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) um ofício solicitando a criação do conselho consultivo da UC. Em seguida, o conselho legitimará os representantes indicados pelas comunidades e órgãos responsáveis e elaborará um calendário de ações das atividades que serão realizadas dentro da área protegida.

Após constatar a existência de aproximadamente 900 espécies no parque, foi vista a necessidade da Localizada às margens do rio Xingú, com aproximadamente 450 mil hectares, a Unidade de Conservação (UC) foi criada em 2005. Criação de um conselho consultivo na região afim de proteger a fauna e a flora de ações predadoras.


http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/915-parque-nacional-serra-do-pardo-comeca-movimento-para-criar-seu-conselho-consultivo
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Pardo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.