Perpétua usa matéria do Página 20 para denunciar venda do Chandless na Câmara dos Deputados

Página 20-Rio Branco-AC - 25/11/2004
A deputada Perpétua Almeida (PC do B) denuncia na próxima semana à Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados o esquema imobiliário que colocou à venda no Brasil e no exterior o Parque Estadual do Chandless e reservas indígenas localizadas no Vale do rio Chandless, entre Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus. "Vou pedir mais informações ao Henrique [José Henrique Moura, presidente do Instituto de Terras do Acre] e levar a edição do jornal Página 20 que veiculou o anúncio da Kramer Escritório Imobiliário, de Manaus, vendendo o Chandless por R$ 34 milhões.

A área cita é a Gleba 9, que contém os seringais Fortaleza e Vale do Rio Shandless e tem 972 mil hectares (o classificado da Kramer fala em 975 mil hectares) e foi arrecadada pelo Ibama em 1994.

O Iteracre possui todos os documentos daquela terra, inclusive o registro no Livro 2G, Folhas 185 e 186, matrícula 2112 do Cartório de Sena Madureira. O parque tem área de quase 700 mil hectares e foi criado pelo governador Jorge Viana este ano, no Dia da Amazônia.

O classificado cita o lugar como mina de prata e ouro, e sítio de fósseis pré-históricos. Naquela região foi descoberto os primeiros fósseis do purussaurus, um jacaré gigante.

Hoje reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), o paleontólogo Jonas Filho descobriu o crânio do purussaurus e conseguiu detalhar as descrições da espécie, que viveu no Acre há milhares de anos. Ele não tomou conhecimento do anúncio da Kramer e disse que iria se informar melhor para formar opinião sobre a possibilidade de a notícia despertar interesses de biopiratas.
(Edmilson Ferreira-Página 20-Rio Branco-AC-25/11/04)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chandless
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.