Pesquisadores auxiliam pesca sustentável na Resex Cuniã

Diário da Amazônia - www.diariodaamazonia.com.br - 22/10/2008
Os resultados do projeto "Apoio ao Plano de Manejo do pescado na Resex Cuniã", coordenado pela professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Carolina Rodrigues da Costa Dória, em conjunto com o biólogo Túlio Araújo, da Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé), serviram de base para a primeira minuta do acordo de pesca de Rondônia, elaborado no início do mês passado, pela comunidade da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã (Resex-Cuniã).

Segundo a professora, o objetivo do projeto foi promover o uso sustentável do pescado pela comunidade da Resex Cuniã. O trabalho foi desenvolvido durante um ano e teve apoio técnico e financeiro da WWF/Brasil.

A professora explica que foram levantadas informações sobre a pesca, com apoio dos moradores da comunidade, como a dinâmica de produção, e também sobre a bioecologia dos peixes, como período, local de reprodução e hábito alimentar das espécies de peixes. A pesquisa foi elaborada a partir de uma metodologia participativa. Várias reuniões foram feitas com os moradores da comunidade.

O projeto resultou em uma série de estratégias de manejo para o pescado na região, como por exemplo, a determinação de quais espécies de peixes, quando, onde e em qual quantidade podem ser pescadas.

Segundo a professora Carolina, esse conjunto de medidas devem compor o acordo de pesca, elaborado pela comunidade e já encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e ao Instituto Chico Mendes (ICMBio), que analisarão o documento para compor uma instrução normativa que regulamentará a pesca na Resex-Cuniã. "O acordo de pesca consiste em um conjunto de regras a serem seguidas pela comunidade para garantir a sustentabilidade da pesca", afirma.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago do Cuniã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.