PPBio e Unir realizam curso sobre inventários biológicos em estação ecológica de Rondônia

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 27/08/2008
O PPBio (Programa de Pesquisa da Biodiversidade) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizaram, em parceria com a Estação Ecológica (Esec) de Cuniã, um curso sobre inventários biológicos para 16 alunos de graduação da universidade. O curso ocorreu na Esec e foi ministrado por pesquisadores William Magnusson, Flávia Costa e Fabrício Baccaro, do Inpa (Instituto de Pesquisas da Amazônia), e pelos professores Carolina Doria, Ângelo Manzatto, Malu Messias e Alexandre de Almeida e Silva, da Unir, contando com a ajuda de quatro monitores.

O curso, realizado entre 9 e 15 de agosto, foi dividido em aulas teóricas e aulas práticas no campo, usando o sistema de amostragem recentemente instalado na Esec Cuniã pelo PPBio. As aulas teóricas aconteceram nos dois primeiros dias e discorreram sobre a importância do delineamento amostral e da organização de banco de dados em inventários biológicos. Depois, foram realizados exercícios em campo, procurando abordar diferentes aspectos dos inventários. No primeiro dia em campo, foram montadas parcelas com os alunos, pra ensinar como funcionam as parcelas em curva de nível. No segundo dia, os alunos fizeram amostragens de plantas nessas parcelas, visando obter dados para estudar a estrutura da vegetação.

Os alunos analisaram os dados sobre a estrutura da vegetação e foram estimulados a escrever independentemente os metadados de seus estudos (informações adicionais sobre detalhes importantes da metodologia de amostragem). Então, com base nesses resultados foi discutido como diferenças nas decisões que cada grupo tomou para cada medida podem influenciar as conclusões dos trabalhos. Além disso, foi discutida a idéia de suficiência amostral, avaliando limitações de um conjunto de dados com poucos pontos de amostragem, um problema que pode distorcer as conclusões de um estudo mal planejado.

Nos dias seguintes, os alunos fizeram exercícios sobre outros grupos biológicos, envolvendo ecologia de peixes, mamíferos, insetos e plantas com os professores da Unir. Esse é o primeiro curso que acontece na ESEC Cuniã, mas "provavelmente a grade vai atrair muitos pesquisadores e alunos, e poderá servir de base para a execução de outros cursos, além desse que agora faz parte da grade curricular do curso de Graduação em Biologia da Unir", observa William Magnusson.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cuniã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.