Programa de doação de sementes fortalece Resex

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 19/09/2012
A Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapiuns, no Pará, firmou há poucos dias parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para a liberação de 60 mil sementes de cacau e concessão de assistência técnica para extrativistas que participam do Programa Continuado de Doação de Sementes, política desenvolvida pela unidade de conservação (UC) sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), desde o início de 2011.

O programa prevê o cadastramento de organizações comunitárias interessadas em receber sementes agrícolas e de essências florestais produtivas. Cada organização encaminha à administração da resex uma tabela contendo nomes dos produtores e quantidade de sementes a serem recebidas. As informações são cruzadas com as do cadastramento de beneficiários da UC e das solicitações de roçados.

Após análise, é realizada a doação das sementes às organizações de base e feita a assinatura dos termos de compromisso que garantem a devolução do dobro do volume das sementes recebidas em primeira instância. As lavouras serão implementadas através de sistemas agroflorestais (SAFs), uma vez que o cacau se desenvolve muito bem em ambiente sombreado.

Se um produtor recebe 5 kg de sementes de milho após o plantio, colherá, se tudo der certo, cerca de 2 mil kg de milho e devolverá 10 kg de semente para a administração da reserva extrativista, que organiza um novo banco de doação de sementes para outros produtores.

O programa já atuou em parceria com a Secretaria de Agricultura do estado do Pará com doações de sementes de milho, feijão, açaí e cupuaçu, todas elas variedades melhoradas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo Mauricio Santamaria, chefe da Resex Tapajós Arapiuns, a ideia é implementar diversas políticas públicas na unidade de conservação. Às vezes, improvisamos desenvolvendo nossos próprios programas com objetivo de atender de forma incisiva às demandas comunitárias. O programa de doação de sementes foi amplamente discutido nas bases comunitárias e vem funcionando como alternativa produtiva para melhoria de vida nas comunidades da reserva extrativista".



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3320-programa-de-doacao-de-semente-e-sucesso-em-resex.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.