REBIO das Perobas confecciona instrumento de medida para combater a prevenção de incêndio florestal

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 01/11/2011
A equipe de brigadistas da Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, unidade de conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Paraná, confeccionou um goniômetro simples, portátil e eficaz, com o objetivo de realizar o monitoramento e a prevenção de incêndios florestais na área da unidade.

O goniômetro é um instrumento de medida em forma semicircular ou circular graduada em 180" ou 360", utilizado para medir ou construir ângulos. Neste caso foi utilizado um transferidor escolar de 360". O equipamento foi confeccionado a partir da utilização de materiais simples e comuns, adquiridos no comércio local de Tuneiras do Oeste.

Durante o monitoramento do instrumento foram construídos três goniômetros e fixados seis pontos de observação, em pontos com maiores altitudes no entorno da Rebio das Perobas.

Revezando os goniômetros pelas seis bases de observação, sempre fazendo uma triangulação, o monitoramento constante em período e dias com risco de incêndio, é realizado através da visualização à distância, verificando sinais de ocorrência e fumaça e por consequência, incêndio na Rebio das Perobas, sua Zona de Amortecimento e entorno.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/2302-rebio-das-perobas-confecciona-instrumento-de-medida-para-combater-a-prevencao-de-incendios-florestai
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.