Reforma evita grileiros

CB, Economia, p. 15 - 04/05/2007
Reforma evita grileiros

A decisão da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de implantar por Medida Provisória a reforma administrativa na pasta e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), além de criar o Instituto Chico Mendes, teve como objetivo evitar a descaracterização das áreas que formam as Unidades de Conservação criadas pelo governo, mas nunca implantadas. A urgência e o segredo na elaboração da reforma, segundo o secretário-executivo do ministério, João Paulo Capobianco, evitaram ações de grileiros, madeireiros e até fazendeiros que estão invadindo terras que formam áreas de preservação, principalmente no Norte e Centro-Oeste.

A situação mais grave foi detectada em dois parques, o da Serra do Meio e o da Serra do Pardo, no Pará. Outras invasões e tentativas de grilagem foram detectadas pelo Ibama no sul do Amazonas. "Há um risco muito grande de descaracterização destas áreas. É uma questão dramática porque são elementos essenciais na delimitação da nova fronteira agrícola brasileira no Norte e Centro-Oeste", explicou Capobianco. Segundo ele, há várias tentativas de inviabilizar a implantação das Unidades de Conservação por parte de grileiros que já atuavam na região, tinham sido

expulsos quando o governo criou as reservas, e agora retornaram com a não-regulamentação do funcionamento delas.

Marina Silva e sua equipe ficaram com receio de que a reforma apresentada por Projeto de Lei não conseguisse ser efetivada inteiramente. O temor era que, enquanto o assunto estivesse em debate no Congresso, os grileiros e madeireiros poderiam desmatar ilegalmente - e às escondidas - as unidades de conservação que não teriam mais razão de ser criadas. Este é o principal argumento do governo para convencer deputados como o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, Sarney Filho (PV-MA), a votar a favor da MP.

Diretores
Marina Silva anunciou ontem os novos diretores do Ibama e do recém-criado Instituto Chico Mendes. As presidências das duas entidades serão ocupadas interinamente pelos dois mais importantes auxiliares da ministra: o novo sectretário-executivo, João Paulo Capobianco, ocupará pelos próximos 90 dias a Presidência do Chico Mendes, e o chefe de gabinete Bazileu Margarido Neto, a do Ibama. Segundo a ministra, os dois não permanecerão nas funções e só aguardam a definição política sobre os novos nomes. (LR)

CB, 04/05/2007, Economia, p. 15
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Terra do Meio
  • UC Serra do Pardo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.