Sipam revela dados de desmatamento no Acre

Página 20 - www2.uol.com.br/pagina20 - 17/07/2008
Ontem, no Dia Nacional da Floresta, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou o relatório anual sobre o desmatamento em áreas protegidas no Acre. Os dados ainda não são motivos para comemorar, mas representam um grande avanço, uma vez que a redução dos prejuízos florestais ultrapassa os 80%, tanto nas unidades estaduais, como nas federais.

Segundo o gerente do Sipam, José Neumar Silveira, 13,6 mil hectares foram desmatados em um ano, entre 2006 e 2007. O registro é feito por meio do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE), que desde 2005 vem sendo executado no Acre.

"Esses 13 mil hectares ainda não é um resultado positivo, mas se formos comparar com a quantidade de desmatamento registrado há um ano podemos compreender que houve, sim, um grande progresso", destacou o gerente.

O acumulado de desmatamento de 2005 a 2007 é de 42 mil hectares, segundo o sistema. Ou seja, os 13 mil são referentes ao período de 2006 a 2007, enquanto todo o restante corresponde a 2005 e 2006.

Silveira disse que os maiores desmatamentos do Estado ocorrem em áreas indígenas e, portanto, nessa região existe a necessidade de se trabalhar políticas especiais para as regiões. O desmatamento nestas áreas representa 155% a mais em relação ao período passado.

As unidades de conservação federais tiveram redução no desmatamento de 81%. A Reserva Extrativista Chico Mendes foi a campeã no ranking do desmatamento, com 2 mil hectares de áreas desmatadas. Em seguida, aparece o Parque Nacional da Serra do Divisor, com 1,2 mil hectares. As unidades de conservação estaduais foram as que mais tiveram redução percentual de desmatamento: 84%.

O programa de proteção executado pelo Sipam abrange o Acre, Rondônia e Mato Grosso. Segundo o gerente, existe uma diferença grande da atuação de infratores nestes Estados. "O Acre desmata para agricultura familiar, diferente dos outros Estados, que desmatam para atividades maiores. Talvez por isso que os dados aqui não sejam tão assustadores".

Entretanto, o gerente lembra que mesmo com a redução, 13 mil hectares não é um dado satisfatório, uma vez que desmatar áreas de proteção é proibido, portanto, ilegal.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Divisor
  • UC Chico Mendes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.