UEM dará suporte para ajudar a preservar o Parque Nacional de Ilha Grande

Umurama Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br - 17/11/2012
O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio Santiago Prates Filho, e o chefe do Parque Nacional, Romano Pulzatto Neto, assinaram um Termo de Reciprocidade, ontem (16), em Maringá. A proposta, que partiu do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, é que a UEM possa contribuir com as demandas de apoio à conservação do Parque, que possui mais de 78 mil hectares de área.

O presente Termo de Reciprocidade, na verdade, é fruto de uma solicitação de Pulzatto ao Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura da UEM (Nupélia). A ideia era que o Núcleo pudesse contribuir com a minimização dos problemas do Parque. "Porém, como há questões que vão além da atuação do Nupélia, procuramos a Assessoria de Planejamento da UEM para criarmos uma proposta que pudesse envolver outros departamentos e órgãos da Universidade", explica a coordenadora científica do Núcleo, Carla Pavanelli (na foto, à esquerda, ao lado do coordenador do Nupélia, Samuel Veríssimo).

Por meio do Termo de Reciprocidade, os diferentes centros e departamentos da UEM poderão desenvolver programas de ensino, de graduação e pós-graduação, de extensão e de pesquisa científica na área do Parque Nacional de Ilha Grande e seu entorno, que encampa todas as ilhas e ilhotas desde o Reservatório de Itaipu e a foz do rio Piquiri até a foz dos rios Amambai e Ivaí, no rio Paraná.

A área do parque também inclui as várzeas e planícies de inundação, situadas às margens do rio Paraná, região em que o Nupélia atua há muitos anos. "Inclusive, já está aprovado no CNPq um projeto que visa realizar um diagnóstico comparativo entre os estudos do Nupélia em Porto Rico e as especificidades das águas que ficam mais abaixo, mais perto do entorno do Parque. A coordenação é do pesquisador Luiz Felipe Machado Velho (na foto, à esquerda)", acrescentou Carla Pavanelli.

Romano Pulzatto Neto lembrou que o prazo de vigência do Termo de Reciprocidade é de quatro anos, período em que "será possível conquistar apoio da UEM para os diversos problemas de infraestrutura do Parque e subsidiar diferentes pesquisa". O reitor Julio Santiago Prates Filho garantiu que há diversos, sim, departamentos que podem contribuir com o Parque da Iha Grande e prometeu: "Vamos acompanhar essas ações de perto".



http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=UEM%20dar%C3%A1%20suporte%20para%20ajudar%20a%20preservar%20o%20Parque%20Nacional%20de%20Ilha%20Grande%20&NotID=33658
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.