A primeira estapa acabou. O Concurso continua

Wikiparques - http://www.wikiparques.org - 01/06/2015
Os 30 primeiros dias do Concurso WikiParques de Fotos de Áreas Protegidas 2015 foram um sucesso. A primeira etapa, que acabou no domingo (31/05), recebeu 219 fotos de áreas naturais, espécimes de fauna e flora, todos capturadas por 61 talentosos fotógrafos de todo o país.

Dentre as unidades fotografadas estão o Parque Nacional Serra do Cipó, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Reserva Biológica Poço das Antas, Parque Estadual do Jalapão, Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Parque Nacional da Chapada Diamantina, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, Parque Nacional de São Joaquim, Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Parque Nacional da Chapada das Mesas, Parque Estadual Lagoa do Cajueiro, Parque Nacional da Tijuca, Parque Nacional do Monte Roraima, Parque Nacional da Serra dos Órgãos e muitos outras.

Imagens e histórias

Tão importante quanto às fotos são as histórias que as acompanham. A fotógrafa Ericka Martins de Matos nos conta um pouco sobre a praia do clique abaixo, localizada na Estação Ecológica Juréia-Itatins: "Esta foto foi tirada da praia de Caramborê. Ao fundo é possível avistar todo o maciço da Juréia, o que é raro estar limpo como por sorte estava neste dia. Nessa região há uma lenda do tucano dourado (outros dizem tucano de ouro) que conta: "Diz uma lenda na região da Juréia-Itatins no litoral sul de São Paulo, Brasil, que um tucano de ouro aparece há cada sete anos fazendo um voo do Morro do Pogoçá ao maciço da Juréia, retornando sete anos depois, e assim sucessivamente. E que a pessoa que tenha visão do tucano de ouro será um homem rico e feliz."

Em sua foto no Parque Nacional do Itatiaia, Izabel nos fala de geologia: "A formação conhecida como "Prateleiras" é uma das mais procuradas por montanhistas e escaladores na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia. Aqui, ela vista a partir da trilha que leva para Agulhas Negras, outra das formações do parque".

Outro participante, André Zumak, revela como obteve o registro abaixo, no Parque Nacional de Anavilhanas: "Um momento único, aonde consegui registrar essa bela imagem, com muita sorte, o sol se pôs criando um olho d'água que fez uma forma única, me deixou muito impressionado, e pretendo compartilhar este momento com os restantes dos amantes de paisagens."

O fotógrafo Bruno Rega de Oliveira aproveita a bela foto de uma árvore barriguda (Ceiba glaziovii) no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu para nos dar uma aula de botânica: "Barriguda refere-se ao intumescimento da parte central do caule, à meia altura da árvore, tendo a mesma um diâmetro maior no meio do que na base, e que serve para armazenar água extraída através da seiva xilemática. Já paineira-branca refere-se à cor de suas flores, que geralmente se dão quando as árvores estão sem folhagem na estação seca, ou perdendo suas folhas."

E isto é só o começo

A primeira etapa terminou, mas o concurso continua. Nossos jurados já estão escolhendo os vencedores da etapa e os resultados serão divulgados em breve.

A segunda etapa já começou e segue até o dia 30 de junho. As fotos postadas a partir desta segunda-feira (o1/06) estão no páreo. Além dos prêmios das etapas individuais, ainda há o grande prêmio final. Não deixe de mandar suas fotos: siga as instruções do regulamento e boa sorte!


Confira as imagens:

ESEC Jureia-Itatins
PARNA Itatiaia
PARNA Anavilhanas
PARNA Cavernas do Peruaçu



http://www.wikiparques.org/a-primeira-estapa-acabou-o-concurso-continua/
Produção Cultural:Fotos e Ilustrações

Related Protected Areas:

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.