Visitar parques é opção no carnaval

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/02/2017
Natureza exuberante e atrativos como cachoeiras, montanhismo e trilhas atraem 8 milhões de turistas por ano às unidades de conservação federais


O Brasil é reconhecido como o "país do carnaval", mas um número cada vez maior de brasileiros e estrangeiros tem aproveitado o período da folia para desbravar as nossas maravilhas naturais. Uma ótima opção de lazer são os parques nacionais - abertos à visitação durante o período carnavalesco - e que incluem em seus roteiros cachoeiras, montanhismo, trilhas e toda a exuberância da fauna e flora brasileiras.

Atualmente, 72 parques nacionais estão sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Confira aqui os parques abertos à visitação.

LEIA TAMBÉM: Iguaçu abrirá mais cedo no carnaval

Os esforços do governo federal em conservar essas áreas, onde a biodiversidade é totalmente preservada, tem contribuído para aumentar o número de visitantes e adoradores da natureza. Conforme dados do ICMBio (Veja no infográfico abaixo), pelo segundo ano consecutivo mais de 8 milhões de visitantes estiveram nos parques nacionais. Foram 8,29 milhões de pessoas em 2016, aumento de 177% em relação a 2007, quando foram registrados 2,99 milhões de visitantes.

"O nosso objetivo é atingir um novo patamar de desenvolvimento e gestão das unidades de conservação, especialmente dos parques nacionais. Queremos torná-los sustentáveis, pois eles desempenham papel fundamental na proteção da biodiversidade", destaca o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

Mais visitados

A unidade mais visitada é o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, que recebeu 2.720.517 de pessoas em 2016. Em seguida, vêm os parques nacionais do Iguaçu, no Paraná (1.560.792), de Jericoacoara, no Ceará (780 mil), e de Fernando de Noronha, em Pernambuco (389 mil).

A Reserva Extrativista Marinha Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro, que iniciou no último ano um esforço de monitoramento do número de visitantes e passou a figurar na lista das unidades de conservação mais frequentadas, está na quinta posição, com 382.647 visitantes.

Fechando o topo da lista das UCs federais mais visitadas do país, estão o Parque Nacional de Brasília, no Distrito Federal, a Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, entre Alagoas e Pernambuco, a Floresta Nacional dos Carajás, no Pará, e os parques nacionais da Serra dos Órgãos, no estado do Rio, e da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

Recomendações

O MMA faz algumas recomendações aos visitantes, pois na maioria desses ambientes, a natureza é frágil e precisa ser tratada com cuidado.

. O visitante deve fazer contato prévio com a administração da área a ser visitada para conhecer os regulamentos e restrições existentes. Informe-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo antes de qualquer atividade em ambientes naturais para que o passeio transcorra em total segurança.

. O visitante deve recolher todo o lixo produzido e separar materiais recicláveis de restos orgânicos; não retirar plantas, nem levar lembranças do ambiente natural para casa. Pedras, flores, frutos, sementes e conchas devem ser deixados no local onde forem encontrados para que outros também possam apreciá-los; não capturar nem alimentar os animais silvestres; ajudar na educação de outros visitantes, transmitindo os princípios de mínimo impacto sempre que houver oportunidade de disseminar essa atitude responsável.

. Além de observar as recomendações e regras de visitação, é preciso conhecer a forma segura de visitação e exploração das trilhas, recorrendo ao serviço dos guias preparados, quando necessário.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8736-visitacao-a-parques-e-opcao-no-carnaval
Turismo Ambiental

Related Protected Areas: