As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

SEDAM - www.sedam.ro.gov.br
26/06/2008
Sedam planeja criacao do Conselho Consultivo para Mosaico em Guajara Mirim

Fortalecer as parcerias entre as Unidades de Conservação tanto estadual, quanto federal e Terras Indígenas foi o propósito da primeira reunião realizada no último dia 04 de junho, na Estação de Apoio da Sedam na Reserva Extrativista Estadual do Rio Pacaas Novos. A idéia é de criar o Conselho Consultivo do Mosaico dessas terras protegidas por lei.

A instalação do conselho está prevista no art. 26 da lei do SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, visando compatibilizar a presença da biodiversidade, a avaliação da sóciodiversidade e desenvolvimento sustentável no contexto regional, dando a oportunidade da sociedade fazer parte das tomadas de decisões referentes às Unidades de Conservação.
De acordo com o gerente da Sedam de Guajará-Mirim, Elibeu do Carmo e Silva, é importante que haja um diálogo entre os órgãos, tendo em vista trata-se de representatividades das unidades de conservação de categorias distintas: proteção integral e de uso sustentável, além da situação indígena que é diferenciada da lei do SNUC.
Durante a reunião cada representante apresentou as características de suas Unidades de Conservação, onde foi decidido desenvolver atividades conjuntas visando à criação do Mosaico das Unidades e Terras Indígenas.
O Mosaico é composto pelas seguintes áreas protegidas: Reserva Extrativista Estadual Rio Pacaas Novos; Reserva Biológica Estadual Traçadal; Reserva Biológica Estadual Rio Ouro Preto; Parque Estadual Guajará Mirim; Reserva Extrativista Federal Ouro Preto; Reserva Extrativista Federal Barreiro das Antas; Parque Nacional Serra da Cutia; Parque Nacional Pacaas Novos; Reserva Extrativista Federal Cautário; Reserva Extrativista Estadual Cautário e Terras Indígenas.