Ambientalista brasileira recebe prêmio nos Estados Unidos

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 08/12/2008
A ambientalista que ajudou a salvar da extinção uma das espécies mais conhecidas de primatas brasileiros é a vencedora do ano do Prêmio National Geographic Society/Buffet para Lideranças em Conservação na América Latina. Denise Marçal Rambaldi é secretária-geral da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD). Ela vai receber o prêmio na quinta-feira (11) em cerimônia na sede da National Geographic Society, em Washington, nos Estados Unidos.

"Nos sentimos também premiados com essa homenagem feita a Denise", diz Whitson José da Costa Júnior, chefe da Reserva Biológica (Rebio) União, que atua em conjunto com a AMDL na preservação do mico-leão. Junto com a Rebio Poço das Antas e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado, a Rebio União forma um mosaico de unidades de conservação federais no interior do Rio de Janeiro, na área de ocorrência do primata. As três unidades são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Mantido por meio de doações da Fundação Howard G. Buffet, o prêmio reconhece o trabalho excepcional dos vencedores e suas contribuições para um melhor entendimento das práticas de conservação em seus países. O trabalho da AMDL visa a assegurar a sobrevivência do mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), primata que vive em uma pequena porção da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, um dos hotspots de biodiversidade mais ameaçados do planeta.

Graças aos esforços da associação, em parceria com os governos estadual e federal, para restaurar florestas, conectar fragmentos florestais isolados e apoiar áreas protegidas, a população de mico-leão-dourado agora totaliza 1.500 indivíduos. Os animais podem ser encontrados em mais de 30 fazendas particulares e nas três unidades de conservação federais da bacia do Rio São João, totalizando 10.600 hectares de áreas protegidas.

A espécie foi reclassificada na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês), passando de "criticamente ameaçada" para "ameaçada" de extinção.

A AMDL também contribuiu para a criação de um consórcio municipal para proteger 150.000 hectares na bacia do rio São João, Estado do Rio de Janeiro. Toda a bacia agora está sob zoneamento como Área de Proteção Ambiental. Sob a liderança da associação, muitos proprietários privados estão conservando remanescentes florestais e transformando-os em reservas particulares. É o maior esforço de conservação em um único estado brasileiro.

A AMDL ajuda ainda as comunidades locais da Mata Atlântica. Por meio de seu trabalho, a associação tem sido bem-sucedida no combate à pobreza enquanto reduz o impacto humano na floresta. As atividades incluem a cooperação com agricultores familiares para o estabelecimento de viveiros de mudas para a restauração florestal e criação de corredores ecológicos. Ela também iniciou um programa que envolve dezenas de professores em projetos que promovem a conscientização ambiental.

Os ganhadores do Prêmio National Geographic Society/Buffett são escolhidos entre indicações submetidas ao Fundo de Conservação da National Geographic Society, que ranqueia os nomes através de um processo de seleção por especialistas em meio ambiente. "Este ano a vencedora foi reconhecida pela sua extraordinária liderança e papel vital no manejo e proteção dos recursos naturais. Ela é uma inspiradora defensora da conservação, que tem um papel de mentora em sua comunidade", diz Thomas Lovejoy, Presidente do Fundo de Conservação.

Dedicado à conservação da herança biológica e cultural, o Fundo de Conservação apóia soluções inovadoras para as preocupações globais e encoraja modelos que engajam e informam as populações locais de suas áreas.

Howard Buffett é agricultor, empresário e um fotógrafo mundialmente conhecido. Ele é presidente da Fundação Howard G. Buffett cujo foco é humanitário e conservacionista. Ele é membro da Comissão de Debates Presidenciais, atua como Embaixador das Nações Unidas contra a Fome e é membro do Conselho de Diretores da National Geographic Society.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Poço das Antas
  • UC União
  • UC Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.