Apanhado das queimadas

Greenpeace - www.greenpeace.org - 01/09/2010
Onde tem fumaça, tem fogo. E, no caso da Amazônia, onde tem fogo, tem fronteira agropecuária. Desde junho acompanhando os alertas do Inpe sobre focos de queimada, o Greenpeace está produzindo semanalmente um relatório para saber onde a coisa está preta, e sobrevoando essas áreas para documentação e denúncia.

No fim de agosto, o município paraense São Félix do Xingu despontava como o que mais ardia na Amazônia, respondendo por 37% dos registros feitos no estado. Perto dali, a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu também levou o título de campeã, com quase dois mil focos. E a Floresta Nacional do Jamanxim ficou em segundo lugar. O cenário também era de chamas na Terra Indígena Kayapó, que fica pela mesmo região.

Durante os sobrevoos, o Greenpeace identificou muita fumaça em floresta, geralmente perto de estradas e áreas de cultivo. Prova de que a velha prática de tocar fogo para limpeza de terreno não deve acabar tão cedo. Setembro, aliás, é historicamente o mês que mais queima. Preparem os pulmões...

http://www.greenpeace.org/brasil/Blog/
Amazônia:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • TI Kayapó
  • UC Jamanxim
  • UC Triunfo do Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.