Blitz do Ibama e da PF prende 2 e autua 19

O Globo, Rio, p. 36 - 25/03/2006
Blitz do Ibama e da PF prende 2 e autua 19

Em cinco dias de operação na Bacia do Rio São João foram aplicadas multas no valor de R$ 130 mil
Duas pessoas foram presas e 19 autos de infração foram lavrados durante a Operação Águas de Março, realizada nos últimos dias na Bacia do Rio São João por fiscais do Ibama e agentes da Polícia Federal. Os presos são o dono de um loteamento irregular sobre área de Mata Atlântica em Rio Bonito e o dono de uma cerâmica em Silva Jardim.

A fiscalização reuniu fiscais de três unidades de consevação do Ibama (Poço das Antas, União e São João), com apoio de fiscais da Superintendência do Ibama no Rio. Nos cinco dias da operação, foram aplicadas multas no valor de R$130 mil. Das 13 indústrias cerâmicas fiscalizadas, sete estavam em situação irregular. Algumas não tinham licença ambiental para fabricar tijolos, enquanto outras estavam realizando extração irregular de argila. Também foram localizados vários focos de desmatamento e extração ilegal de areia lavada.

Em muitos casos licença existe, mas é desrespeitada
A fiscalização foi a segunda etapa do plano de Ibama de realizar operações integradas em todo o estado. A primeira, batizada de Operação Ceriá, foi realizada na Costa Verde. O superintendente regional do Ibama, Rogério Rocco, disse que, do helicóptero, observou uma pressão muito grande sobre os remanescentes de Mata Atlântica no entorno das unidades de conservação:
- Em muitos casos, a degradação é feita por atividades que têm licença, mas que, no entanto, desrespeitam os limites da autorização - disse o superintendente regional do Ibama.

O Globo, 25/03/2006, Rio, p. 36
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Poço das Antas
  • UC União
  • UC Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.