Floresta Nacional de Tefé cria seu conselho consultivo

http://www.icmbio.gov.br - 15/03/2011
A Floresta Nacional (Flona) de Tefé, no Amazonas, acaba de criar o seu conselho consultivo. A reunião para posse dos conselheiros e elaboração do Regimento Interno está marcada para os dias 27 e 28 de abril.

A Flona realizou, com apoio da WWF, uma oficina da qual participaram conselheiros de outras três unidades de conservação de uso sustentável do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Tefé: as reservas extrativistas (Resex) Auati-Paraná, do Rio Jutaí e do Baixo Juruá.

A oficina possibilitou de troca de experiência entre os possíveis conselheiros da Flona e alguns atuais conselheiros das outras unidades federais de uso sustentável da região do Médio Solimões.

Durante a oficina, foi debatido a forma de atuação desses colegiados. Os participantes foram capacitados na elaboração de Planos de Ação para conselhos gestores.

Os conselheiros das outras unidades puderam, assim, colaborar na definição da composição final do conselho consultivo da Flona de Tefé, apoiando na setorização da unidade e na definição das suas representações comunitárias.

Com os bons resultados das oficinas de capacitação e intercâmbio, que possibilitam maior participação das comunidades na gestão da unidade, a proposta da equipe do NGI de Tefé é elaborar um programa de capacitação continuada para conselhos gestores, de forma a envolver e capacitar comunidades e instituições para a gestão das Unidades de Conservação.

Em dezembro do ano passado, foi feita uma expedição para a escolha dos representantes das comunidades ribeirinhas que compõem a Flona de Tefé. A equipe gestora realizou uma oficina visando nivelar conhecimentos e conceitos chaves dos conselhos gestores e Unidades de Conservação.

O objetivo principal era melhorar o entendimento dos comunitários do que é um conselho gestor e qual a sua importância na gestão das unidades, visando subsidiar a eleição das representações comunitárias. A partir das discussões realizadas nesta capacitação, as comunidades fizeram a eleição para escolha dos representantes de seu setor no conselho da unidade.



http://www.icmbio.gov.br/noticias/floresta-nacional-de-tefe-cria-seu-conselho-consultivo
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tefé
  • UC Baixo Juruá
  • UC Auatí-Paraná
  • UC Rio Jutaí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.