Parque na Bahia tem três focos de incêndio por dia

FSP, Cotidiano, p. C2 - 10/11/2007
Parque na Bahia tem três focos de incêndio por dia
20 cidades na região da Chapada Diamantina decretaram emergência em razão da seca
Só nos últimos 30 dias, chamas já atingiram cerca de mil hectares; BA é um dos 4 Estados mais atingidos por queimadas no ano

Thiago Reis
Da agência Folha

Vinte cidades baianas da região da Chapada Diamantina tiveram situação de emergência decretada em razão da estiagem. Só nos últimos 30 dias, incêndios já atingiram cerca de mil hectares (um ha equivale a 10 mil m2), incluindo áreas de unidades de conservação.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina, com cerca de 150 mil hectares, está em alerta vermelho (quando são confirmados incêndios florestais).
Segundo o Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), a situação é crítica. São registrados três focos de incêndio por dia, em média, no interior da unidade.
Ontem, cerca de 25 brigadistas tentavam combater as chamas em Mucugê (442 km de Salvador). Animais já foram encontrados mortos no entorno, conforme funcionários do parque. Na chapada, há espécies como onças-pintadas, suçuaranas, jibóias, sucuris, capivaras, veados e antas.
A Bahia é um dos quatro Estados mais atingidos por queimadas neste ano. Segundo satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram detectados 85.210 focos de calor. Em relação ao 2006, há um aumento de 264% no número de focos no Estado. Metade dos registros deste ano ocorreu de 1o de outubro até agora (42.816), o que põe a Bahia como campeã no período.
O governo da Bahia diz que os incêndios na Chapada têm causado prejuízos para a lavoura e para o turismo da região.
As cidades atingidas são Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Érico Cardoso, Ibicoara, Iraquara, Jussiape, Lençóis, Mucugê, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Rio do Pires, Seabra, Utinga, Wagner, Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora.
A Defesa Civil afirma que 250 pessoas (entre bombeiros e brigadistas voluntários) trabalham na contenção do fogo em vários pontos do Estado. Três helicópteros são usados na operação.

Conservação
Outras unidades de conservação também enfrentam dificuldades para conter o fogo pelo país. A Reserva Biológica do Gurupi (MA) também está em situação de alerta vermelho.
Na Reserva Biológica da Mata Escura (MG), analistas ambientais e brigadistas trabalham para conter as chamas, mas, como não há previsão de chuvas nos próximos dias, a equipe deve continuar no local até a semana que vem.
Dez unidades em seis Estados (AP, BA, MA, MG, PA e PI) permanecem em alerta amarelo (quando há focos no entorno e o risco é iminente).

FSP, 10/11/2007, Cotidiano, p. C2
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Gurupi
  • UC Chapada Diamantina
  • UC Mata Escura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.