Mais 93 mil hectares de floresta serão licitados pelo Serviço Florestal

Serviço Florestal - www.florestal.gov.br - 03/09/2010
O Serviço Florestal Brasileiro vai licitar aproximadamente 93 mil hectares para concessão florestal na Floresta Nacional de Saracá-Taquera, no Pará. As informações sobre a área estão no pré-edital de licitação, disponível para consulta no site do Serviço Florestal Brasileiro (www.florestal.gov.br), desde esta quinta-feira, 2 de setembro.

De acordo com o pré-edital, serão disponibilizadas duas Unidades de Manejo Florestal (UMFs), totalizando 93.203,4 hectares:

UMF 1 - 19.937,5 hectares
UMF 2 - 73.265,9 hectares

No pré-edital, os interessados também têm acesso a informações como o preço mínimo por metro cúbico de madeira e os critérios que serão analisados no julgamento das propostas.

A concorrência é voltada a associações, cooperativas e empresas do setor madeireiro, desde micro a grandes empreendedores. Por esta razão, as UMFs possuem tamanhos diferenciados. O contrato dará direito à extração de madeira e de produtos não madeireiros - óleos, resinas e cascas, por exemplo - por 40 anos, período de duração do contrato assinado com o governo.

Antes de publicar a versão final do edital, o Serviço Florestal vai debater o conteúdo do documento com a sociedade local, os trabalhadores na indústria madeireira, o setor produtivo e os governos municipais locais. A sociedade também pode enviar criticas e sugestões ao pré-edital pelo e-mail concessao@florestal.gov.br.

Concessões Florestais
Esta é a segunda concessão que será feita na Flona de Saracá-Taquera. Os contratos com as duas empresas vencedoras da primeira licitação na área, realizada no final de 2009, foram assinados em agosto deste ano.

Com o lançamento deste pré-edital de Saracá-Taquera, esta será a quinta área a ser disponibilizada para concessão pelo governo federal, no país. Também está em andamento a fase de consulta pública do pré-edital da Flona do Crepori.

O Serviço Florestal também já lançou licitações nas Florestas Nacionais do Jamari e do Amana. Juntas, as cinco licitações somam mais de 770 mil hectares. A meta é chegar a 1 milhão de hectares em processo de concessão, até o final deste ano, com o lançamento de mais dois editais de licitação.

A concessão florestal é uma atividade diversa da privatização. A titularidade da terra continua sendo da União durante e depois do período do contrato. O fato de o governo manter a titularidade impede o concessionário de vender a área. O contrato é de até 40 anos, tempo suficiente para permitir a regeneração natural da floresta devido ao uso das técnicas de manejo florestal sustentável.

http://www.florestal.gov.br/
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamari
  • UC Saracá-Taquera
  • UC Amanã
  • UC Crepori
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.