Parques aguardam infra-estrutura

OESP, Viagem, p. V11 - 03/10/2007
Parques aguardam infra-estrutura
As 62 áreas de conservação do País têm potencial para atrair visitantes, mas só 19 estão organizadas

Camila Anauate

As reservas ambientais são o melhor exemplo de que a natureza preservada pode ser um atrativo turístico dos mais viáveis. Existem no Brasil 62 parques nacionais criados para proteger o meio ambiente - e seus cenários deslumbrantes têm potencial de sobra para desenvolver a atividade turística de forma sustentável nas cidades onde estão localizados.

Mas, atualmente, quem quer visitar esses santuários naturais precisa estar disposto a passar por algum desconforto. Apenas 19 estão preparados para receber turistas, com centros de visitantes, trilhas demarcadas e áreas de camping.

Os parques sem infra-estrutura representam perdas para a população do entorno e para o País. Podem ser ocupadas por moradias irregulares ou servir de espaço para a prática de atividades ilegais, o que leva à degradação. 'Mas quando estão preparados para o turismo, há uma explosão de desenvolvimento sustentável na região', diz o diretor de Unidade de Conservação de Proteção Integral do ICM, Marcelo Françozo.

PROCESSO LONGO

Antes que sejam oficialmente abertos pelo Instituto Chico Mendes (ICM) - a autarquia criada neste ano para cuidar das unidades de conservação do País -, os parques precisam de um elaborado plano de manejo. 'O plano define as regras para o turismo de baixo impacto', explica Françozo. Só 30% desse trabalho nas unidades de conservação está feito.

Enquanto as regras são elaboradas, a cidade de Caracol, no Piauí, aguarda a oportunidade de dobrar o seu Produto Interno Bruto (PIB), o que seria possível com o turismo organizado no Parque Nacional da Serra das Confusões. Estima-se que a região tenha potencial para receber 20 mil pessoas por ano - hoje, o número não passa de mil. 'Hotelaria, culinária e artesanato envolvem a comunidade.'

O efeito seria parecido em Caravelas, base do Parque Nacional de Abrolhos, ou em Lençóis e Mucugê, que servem de entrada ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, ambos na Bahia. Apesar de os pacotes turísticos para a Chapada serem vendidos normalmente, o parque ainda não foi efetivado.

Para adiantar o processo, foi criado, no ano passado, o Programa de Visitação nos Parques Nacionais. A idéia é incrementar os recursos financeiros e fortalecer parcerias com a iniciativa privada em 25 unidades, ampliando o número de turistas nas reservas, dos atuais 2,5 milhões para 10 milhões por ano, até 2010.

REFERÊNCIA

O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, é referência nacional. Tem a melhor infra-estrutura e recebe o maior número de turistas: 1 milhão por ano. As atividades vão de passeio de barco pelas cataratas a esportes radicais. Parte do sucesso está na gestão privada dos atrativos. Há quatro anos, o Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável promove cursos de capacitação, como o de monitores ambientais, nas cidades vizinhas do parque.

OESP, 02/10/2007, Viagem, p. V11
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  • UC Chapada Diamantina
  • UC Marinho dos Abrolhos
  • UC Serra das Confusões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.