Estratégia nacional para produtos da sociobiodiversidade

Os ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome vem trabalhando no sentido de promover uma estratégia política para o fortalecimento dessas cadeias e a consolidação de mercados sustentáveis para seus produtos.

A estratégia prevê a integração das ações e projetos de apoio a cadeias e arranjos produtivos da sociobiodiversidade e sua ampla discussão entre os diversos setores envolvidos, de forma a criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de bio-empreendimentos sustentáveis, promovendo a cooperação público-privada e de uma forma geral, melhorar a competitividade do setor.

Como parte desta estratégia foram realizados sete seminários regionais, definidos em virtude das diferenças regionais, atendendo a todos os biomas brasileiros, que resultou em propostas que subsidiarão políticas públicas e ações adequadas para o tema. Esse processo culminou na elaboração de Plano Nacional para Promoção dos Produtos da Sociobiodiversidade, que ainda está em fase de aprovação. 

Saiba mais

Veja mais em Segurança Alimentar e Sustentabilidade Ambiental.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente - Cadeias da Sociobiodiversidade. Acesso em julho de 2010. Disponível clicando aqui.