Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO)

O PROBIO - Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - é o mecanismo de auxílio técnico e financeiro na implementação do Programa Nacional da Diversidade Biológica (PRONABIO), tendo todas as suas ações aprovadas pela CONABIO. O objetivo do PROBIO é identificar ações prioritárias, estimulando subprojetos que promovam parcerias entre os setores públicos e privados, gerando e divulgando informações e conhecimentos no tema. O PROBIO é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, na qualidade de gestor administrativo, contratando os subprojetos e liberando recursos.

Entrando agora em sua segunda fase, o PROBIO II - Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade -  pretende impulsionar a transformação dos modelos de produção, consumo e de ocupação do território nacional, começando com os setores de agricultura, ciência, pesca, florestas e saúde. Foi desenhado para integrar e potencializar as iniciativas em curso no país, devendo ser realizado ao longo de seis anos, e será apoiado financeiramente com US$ 22 milhões do Fundo Mundial para o Meio Ambiente - GEF além de US$ 75 milhões de contrapartida, tanto de fontes governamentais quanto do setor privado.

Fontes: o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), acesso em novembro de 2014. Acesse clicando aqui.