Reserva de Desenvolvimento Sustentável Bararati

Area 113,606.00ha.
Document area Decreto - 24.813 - 25/01/2005
Legal Jurisdiction Amazônia Legal
Year created 2005
Group Uso Sustentável
Responsible instance Estadual
Mosaics Apuí
Mosaics Amazônia Meridional

Map

Municipalities

Município(s) no(s) qual(is) incide a Unidade de Conservação e algumas de suas características

Municipalities - RDS Bararati

# UF Municipality Population (IBGE 2018) Non-urban population (IBGE 2010) Urban population (IBGE 2010) Área do Município (ha) (IBGE 2017) CA area in the municipality (ha) CA area in the municipality (%)
1 AM Apuí 21,583 7,412 10,595 5,424,515.30 108,032.33
100.00 %

Environment

Vegetation

Vegetation (water courses excluded) % in the CA
Floresta Ombrófila Aberta 100.00

Watersheds

Watershed % in the CA
Tapajos 100.00

Biomes

Biome % in the CA
Amazônia 100.00

Management

  • Management Agency: (SEMA-AM) Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas
  • Type of council: Consultivo
  • Year of creation: 2010

Juridical Documents

Juridical Documents - RDS Bararati

Document type Number Document action Document date Publishing date Observation Download
Decreto 24.813 Criação 25/01/2005 25/01/2005 Fica criada a RDS Bararati, com os objetivos de preservar a natureza, assegurar as condições e os meios necessários para a reprodução e a melhoria dos modos de vida e da qualidade de vida e exploração dos recursos naturais das populações tradicionais, valorizar, conservar e aperfeiçoar o conhecimento e as técnicas de manejo do ambiente, desenvolvido pelas populações tradicionais, dentre outros. Possui área aproximada de 113.606,429 hectares. parágrafo único: Ficam excluídas da RDS as áreas privadas cujas propriedades se comprovarem nos termos da lei.  
Portaria 211 Instrumento de gestão - plano de manejo 22/09/2010 27/09/2010 Aprova o Plano de Gestão do Mosaico de Unidades de Conservação do Apuí. Este plano foi considerado como plano de manejo para cada UC, além de instrumento de gestão do próprio mosaico. Isso porque, como o próprio plano afirma que "o primeiro desafio foi desenvolver uma base técnica e conceitual para integrar o planejamento das nove unidades de conservação e gerar um único plano de gestão para o Mosaico do Apuí. A equipe de planejamento definiu uma base conceitual para a integração das ações e gestão de toda essa área, entendendo que cada unidade de conservação corresponde na prática, a um pré-zoneamento de todo o mosaico do Apuí, como uma única unidade de gestão. Isso permitirá, entre outras coisas, corrigir erros na delimitação dessas unidades por falta de conhecimento adequado no momento da criação e, principalmente, evitará que ações de manejo em uma das unidades tenham efeitos negativos nas unidades vizinhas, respeitando a individualidade e os objetivos de cada uma das áreas.  
Portaria 55 Conselho 12/03/2010 23/03/2010 Criação do Conselho Gestor do Mosaico do Apuí.  

Management documents - RDS Bararati

Plan type Approval year Phase Observation
Plano de manejo 2010 Aprovado Na figura de plano de manejo do Mosaico, ver situação jurídica.

Principais Ameaças

Desmatamento na Amazônia Legal

Este tema apresenta a análise dos dados de desmatamento produzidos pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que mapeia somente áreas florestadas da Amazônia Legal. Os dados do Prodes não incluem as áreas de cerrado que ocorrem em muitas Unidades de Conservação no bioma Amazônia.

Focos de calor

Área de abrangência do ponto: um foco indica a possibilidade de fogo em um elemento de resolução da imagem (pixel), que varia de 1 km x 1 km até 5 km x 4 km. Neste pixel pode haver uma ou várias queimadas distintas, mas a indicação será de um único foco. Se uma queimada for muito extensa, será detectada em alguns pixeis vizinhos, ou seja, vários focos estarão associados a uma única grande queimada.

Total identificado de desmatamento acumulado até 2000: 156 hectares
Total identificado de desmatamento acumulado até 2007: 285 hectares

Characteristics

Esta unidade integra o Mosaico do Sul do Estado do Amazonas, que é composto por 9 unidades: Parques Estaduais do Guariba e do Sucunduri; Reservas de Desenvolvimento Sustentável Bararati e Aripuanã; Resex do Guariba; Florestas Estaduais do Sucunduri, do Aripuanã, do Apuí e de Manicoré, totalizando 2.467.243 ha. Contíguo aos Parques Nacionais do Juruena e dos Campos Amazônicos, num corredor de mais de 9 milhões de ha de áreas protegidas conhecido como Corredor Meridional de conservação da Amazônia. Região de forte pressão de desmatamento pela expansão da fronteira agrícola sobre a Amazônia brasileira.
ATRIBUTOS NATURAIS : A varidedade de habitats do mosaico, com florestas de terra-firme, florestas alagadas, campos rupestres, campinas e campinaranas, e a enorme beleza cênica proporcionada pelos saltos e corredeiras. Grande diversidade de espécies e paisagens. As corredeiras de Monte Cristo e os saltos do Rio Sucunduri estão entre as paisagens mais conhecidas pelo encanto atrativo. Na porção oeste do mosaico há a formação geológica Domo do Sucunduri, um aglomerado de pequenas serras em disposição concêntrica, um afloramento rochoso do Paleozóico numa região submetida a um curioso clima de monções.
BIODIVERSIDADE : Com uma das maiores biodiversidades da Amazônia, a região ficou famosa pela alta diversidade de primatas na região da bacia do Aripuanã. Atualmente são conhecidas mais de 13 espécies de primatas endêmicas da região. Outra particularidade é a presença de espécies do Cerrado, que ocorrem associadas às grandes manchas de campos e campinas, como as populações de cervo encontradas no Parque Estadual do Guariba. Inventários na porção oeste do mosaico revelaram a ocorrência de 850 espécies de árvores, 46 mamíferos, mais de 300 aves, 27 répteis, 30 anfíbios e aproximadamente 100 espécies de peixes.
SÓCIO-ECONOMIA : O Mosaico é composto por UCs de proteção e de uso sustentável, que viabilizam tanto a conservação quanto o desenvolvimento sócio-econômico da região. A região é rica em madeira, principalmente mogno e cedro, havendo também ampla ocorrência de copaíba, andiroba, castanha, pau-rosa entre outras. O turismo de aventura na natureza pode ser um grande atrativo.
(Fonte: Unidades de Conservação do Estado do Amazonas. Manaus:SDS/SEAPE, 2007)

Contact

IPAAM - Departamento de Gestão Territorial
Christina Fischer - Tel: (92) 3643-2305

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Secretaria Executiva Adjunta de Projetos Especiais
Rita Mesquita (Secretária Adjunta) ou Maria do Carmo (Coordenadora do PGAI-AM)
Rua recife, nº 3280, Parque 10
Tel: (92) 3642-8807 / (92) 3642-4607
Site: www.sds.am.gov.br

Centro Estadual de Unidades de Conservação - CEUC (AM)
Av. Mário Ipiranga Monteiro, n° 3280 - Parque 10
CEP: 69050-030 - AM
Email: ceuc@ceuc.sds.am.gov.br
Tel: (92) 3642-4607
Site: http://www.ceuc.sds.am.gov.br

News

Total of 10 news about the protected area RDS Bararati in the database. RSS

View all news from this protected area

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.