ARIE Serra da Abelha

Informações gerais

Serra da Abelha
Área de Relevante Interesse Ecológico
Federal
Uso Sustentável
4.604 (Decreto - s/nº - 28/05/1996)
1996
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Consultivo
2015
Javascript is required to view this map.

Município(s) no(s) qual(is) incide a Unidade de Conservação e algumas de suas características

Município População (IBGE 2007) População rural (IBGE 2001) População urbana (IBGE 2001) Estado Área do município (ha) Área da UC no município (ha) Porcentagem da UC no município (%)
Vitor Meireles 5563 4421 1098 SC 37.156 4.800 100 %

Pressões e ameaças

O desmatamento, as queimadas e a mineração industrial, são algumas das pressões que mais ameaçam as Unidades de Conservação. Veja abaixo dados atualizados sobre essas pressões nesta UC; para uma visualização comparativa entre as UCs mais desmatadas na Amazônia Legal, acesse o ranking dinâmico.

Para detalhes sobre a obtenção dos dados, acesse nossa nota técnica.


Características

Características

A ARIE Serra da Abelha foi criada em 1996 e está situada no município de Vítor Meireles, em Santa Catarina. Abrangendo uma área aproximada de 4.604 ha, possui como objetivo principal a conservação do fenômeno fitossociológico verificado na Floresta da Serra da Abelha, que consiste na transição da Mata Atlântica para a Floresta de Pinheiros. A geologia da região é composta por rochas pertencentes ao Grupo Guatá (Formação Rio Bonito: rochas areníticas de quartzos, feldspatos e de folhetos), e ao Grupo Itararé (Formação Rio do Sul: sedimentos de origem glacial e associados, facilmente erodíveis). A pluviosidade média local encontra-se entre 1.600 a 1.800 mm. Periodicamente ocorrem picos de pluviosidade que causam, no médio e baixo Vale do Itajaí, as conhecidas enchentes. A umidade relativa do ar varia entre 75 a 80%. A hidrografia da área é bastante variada. Inúmeras nascentes abastecem ribeirões locais como o Rio Deneke (Arroio Abelha II), Rio da Prata, Rio Varaneira, que desembocam no Rio Itajaí do Norte. A vegetação que recobre a ARIE é do tipo Floresta Ombrófila Mista, ou seja, Floresta de Pinheiros, com subosque de canela sassafrás (Ocotea pretiosa), caracterizados pelos pinheiros (Araucária angustifolia) adultos, ocupando as chapadas da Serra da Abelha II, nos terrenos pouco ondulados e próximos aos divisores de água. A fauna é muito rica, composta, inclusive, por algumas espécies que estão ameaçadas de extinção como o papagaio de peito roxo (Amazona vinacae), gavião pombo (Leucopternis polionota), tesourinha do mato (Phibarula flavirostris) e o pavó (Pyroderus scutatus). (fonte: IBAMA, s/data).

Observações

Fonte: Decreto de Criação Obs: Ficam Proibidas na ARIE as atividades que possam colocar em risco a integridade dos ecossitemas e a harmonia da paisagem; que prejudiquem ou impeçam a regeneração das plantas nativas; que possam causar a erosão das terras e assoreamento dos cursos ali existentes; que ofereçam riscos à sobrevivência às espécies da biota nativa existente no local; pastoreio extensivo ; instalação de indústrias potencialmento poluidoras. O turismo ecológico e outras atividades não poluidoras serão disciplinadas através de resoluções do CONAMA.
A APREMAVI - Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí, a prefeitura de Vitor Meirelles e a Associação dos Posseiros, que congrega as 38 famílias residentes no interior da ARIE, pretendem realizar um diagnóstico socioambiental da área, para propor um Plano de Manejo ao IBAMA. A Serra da Abelha preserva aproximadamente 8.000 pinheiros centenários e é um dos últimmos remanescentes de transição da floresta ombrófila densa para a floresta ombrófila mista.
A Superintendência estadual do Incra propõe uma discussão para encontrar solução para a situação dos posseiros, tendo em vista que a área antes de virar ARIE, havia sido declarada área de interesse para reforma agrária. (Mutação - Informativo da APREMAVI n° 16 - Primavera de 1999)


Aspectos Físicos

Sobreposições com outras Unidades de Conservação ou Terras Indígenas

Sobreposição Categoria da área sobreposta Porcentagem da sobreposição
Ibirama-La Klãnõ TI 68.96

Biomas

Bioma % na UC
Mata Atlântica 100.00

Fitofisionomias

Fitofisionomia (excluídos cursos d'água) % na UC
Floresta Ombrófila Densa 2.62
Floresta Ombrófila Mista 97.38

Bacias Hidrográficas

Bacia Hidrográfica % na UC
Itajai 100.00

Contatos

Avenida Mauro Ramos, 187 Centro (IBAMA/SC)
Caixa Postal, 660
Cep: 88020-301 - Florianópolis - SC
Fone (48) 234-3056
(48) 224-6077
Fax: (48) 224-9549


Notícias

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Histórico Jurídico

Tipo de documento Número Ação do documento Data do documento Data de publicaçãoícone de ordenação Observação Documento na íntegra
Portaria 28 Instrumento de gestão - plano de manejo 26/04/2016 27/04/2016 Aprova o Plano de Manejo da ARIE Serra das Abelha/SC (processo n.o 02070.001836/2014-37) Download PDF
Portaria 50 Conselho 26/10/2015 27/10/2015 Cria o Conselho Consultivo da Área de Relevante Interesse Ecológico Serra da Abelha, no estado de Santa Catarina (Processo no02179.000052/2014-83) Download PDF
Outros s/n Outros 24/10/2006 24/10/2006 AVISOS DE CONSULTAS PÚBLICASO BAMA torna público que está estudando a reclassificação e ampliação da Área de Relevante Interesse Ecológico - ARIE Serra da Abelha/ Rio da Prata, no estado de Santa Catarina. A ARIE Serra da Abelha foi criada no dia 28 de maio de 1996, com aproximadamente 4.600 hectares, no município de Vitor Meireles, estado de Santa Catarina. A ARIE apresenta uma significativa área de Floresta com Araucárias onde estima-se que existam mais de 8.000 araucárias (Araucaria angustifolia). Para divulgação e recebimento das manifestações das comunidades locais serão realizadas duas consultas públicas.A primeira será realizada no dia 03 de novembro, às 14:00, no salão paroquial, Centro, município de Vitor Meirelles e a segunda no dia 04 de novembro, às 9:00, no salão comunitário, Av. Bruno PieczarkaNº 400, município de Santa Terezinha. Maiores informações sobre a área e mapas dos limites propostos podem ser obtidas no endereço do IBAMA na internet: www.ibama.gov.br Qualquer sugestãoou contribuição para o processo de criação desta unidade deve ser enviada por correio eletrônico ou por correspondência, para o endereço abaixo, explicitando no envelope a que unidade proposta serefere o conteúdo:Diretoria de Ecossistemas/IBAMAPrograma de Gestão de EcossistemasSAIN - Av. L4 - 70818-900 BRASÍLIA - DFDiretoria de Áreas ProtegidasMinistério do Meio Ambiente -MMAEsplanada dos Ministérios Brasília - DFO prazo para recebimento de sugestões e contribuições é de15 dias a partir da data desta publicaçãoMARCOS BARROSO BARROSPresidente
Decreto s/nº Criação 28/05/1996 29/05/1996 Cria a Área de Relevante Interesse Ecológico Serra da Abelha, situada na Serra da Abelha II e Rio da Prata, com o objetivo principal à conservação do fenômeno fitossociológico verificado na floresta da Serra da Abelha, que consiste na transição da Mata Atlântica para a Floresta de Pinheiros. A implantação e a fiscalização ficará a cargo do IBAMA que poderá articular-se com o Governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Vitor Meireles para consecução dos objetivos. As organizações não-governamentais e as entidades privadas poderão participar das atividades previstas neste artigo, a título de colaboração.
Resolução CONAMA 005 Criação 17/10/1990 06/12/1990 Fica criada a ARIE - Área de Relevante Interesse Ecológico SERRA DA ABELHA/RIO PRATA, situada na Serra da Abelha II e do Rio da Prata, no município de Vitor Meirelles, Estado de Santa Catarina. Art 4º - A ACAPRENA - Associação Catarinense de Preservação da Natureza e a APREMAVI - Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí poderão fiscalizar, mediante convênio com órgãos públicos, o cumprimento deste Decreto, sem prejuízo da ação supletiva desses órgãos.


comments powered by Disqus