ESEC de Angatuba (ESEC)

Informações gerais

Angatuba (ESEC)
Estação Ecológica
Estadual
Proteção Integral
1.394 ()
1985
Instituto Florestal

Município(s) no(s) qual(is) incide a Unidade de Conservação e algumas de suas características

Município População (IBGE 2007) População rural (IBGE 2001) População urbana (IBGE 2001) Estado Área do município (ha) Área da UC no município (ha) Porcentagem da UC no município (%)
Angatuba 21523 6057 13240 SP 102.870 0 %

Pressões e ameaças

O desmatamento, as queimadas e a mineração industrial, são algumas das pressões que mais ameaçam as Unidades de Conservação. Veja abaixo dados atualizados sobre essas pressões nesta UC; para uma visualização comparativa entre as UCs mais desmatadas na Amazônia Legal, acesse o ranking dinâmico.

Para detalhes sobre a obtenção dos dados, acesse nossa nota técnica.


Características

Características

A Estação Ecológica de Angatuba está localizada no sudoeste do Estado de São Paulo, município de Angatuba, em área de aproximadamente 1,4 hectares. A vegetação é composta por remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual em diversos estágios de sucessão, onde se destacam representantes das famílias botânicas Myrtaceae, Fabaceae, Lauraceae, Euphorbiaceae, Rutaceae, Rubiaceae, Mimosaceae e Caesalpinaceae. Ao todo, já foram catalogadas, 257 espécies vegetais na área. Na ESEC encontram-se o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), o tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) e o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). (Fonte: Ambiente Brasil. Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/unidades_de_conservacao/estacao_e.... Acesso em 13/05/2013)

Observações

A Estação Ecológica de Angatuba é integrante da Floresta Estadual de Angatuba.


Aspectos Físicos

Sobreposições com outras Unidades de Conservação ou Terras Indígenas

Não pertinente.

Biomas

Bioma % na UC
Cerrado 100.00

Fitofisionomias

Fitofisionomia (excluídos cursos d'água) % na UC
Savana 100.00

Bacias Hidrográficas

Bacia Hidrográfica % na UC
Paranapanema 100.00

Contatos

Responsável: Bárbara H. S. Prado
Endereço -Rodovia SP-268, km 06. Estrada Vicinal João Ciriaco Ramos, km 06. Nº
Bairro- Bairro da Conquista CEP 18200-000
Telefone (15) 3271-3866


Notícias

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Histórico Jurídico

Tipo de documento Número Ação do documento Data do documento Data de publicaçãoícone de ordenação Observação Documento na íntegra
Decreto 23.790 Criação 13/08/1985 14/08/1985 Cria a Estação Ecológica de Angatuba, situada em terras de domínio da Fazenda do Estado, no município de Angatuba, com a finalidade de assegurar a integridade dos ecossistemas ali existentes e de proteger sua flora e fauna, bem como sua utilização para objetivos educacionais e científicos. A Estação Ecológica de Angatuba abrange uma área de 1.394,15 ha, integrante da área da Floresta Estadual de Angatuba, Secretaria de Agricultura e Abastecimento.Considerando ser de extrema necessidade, em função de sua importância ecológica, a preservação de uma significativa amostra do remanescente da vegetação do cerrado e mata existente em áreas de domínio do Estado;Considera que essa área apresenta um complexo ecossistema, de vital importância para refúgio de animais silvestres em perigo de extinção; que esta área apresenta a vegetação do cerrado, em todos os seus aspectos e nos limites da latitude onde esta formação vegetal ocorre; e que essa área constitui um patrimônio de grande valor científico, cuja preservação em muito contribuirá para a realização de pesquisas básicas e aplicadas,


comments powered by Disqus