ESEC do Caiuá

Informações gerais

Caiuá
Estação Ecológica
Estadual
Proteção Integral
1.427 ()
1994
Instituto Ambiental do Paraná

Município(s) no(s) qual(is) incide a Unidade de Conservação e algumas de suas características

Município População (IBGE 2007) População rural (IBGE 2001) População urbana (IBGE 2001) Estado Área do município (ha) Área da UC no município (ha) Porcentagem da UC no município (%)
Diamante do Norte 5611 1487 4612 PR 24.289 1.561 100 %

Pressões e ameaças

O desmatamento, as queimadas e a mineração industrial, são algumas das pressões que mais ameaçam as Unidades de Conservação. Veja abaixo dados atualizados sobre essas pressões nesta UC; para uma visualização comparativa entre as UCs mais desmatadas na Amazônia Legal, acesse o ranking dinâmico.

Para detalhes sobre a obtenção dos dados, acesse nossa nota técnica.


Características

Características

Está situada na região noroeste paranaense, no município de Diamante do Norte a 5 km da sede do município às margens da PR 182-sentido Estado de São Paulo. Possui área de 1.426,30 hectares e protege uma das últimas amostras significativas da exuberante Floresta Estacional Semidecidual. Na unidade é possível observar as belezas das paisagens naturais, como as enormes perobas e jequitibás, o Rio Paranapanema, e outros componentes do ecossistema local. Sua vegetação sofreu pouca intervenção antrópica, não descaracterizando a estrutura original. http://www.pr.gov.br/iap/ucse13.html

Observações

Fonte: SEMA


Aspectos Físicos

Sobreposições com outras Unidades de Conservação ou Terras Indígenas

Não pertinente.

Biomas

Bioma % na UC
Mata Atlântica 100.00

Fitofisionomias

Fitofisionomia (excluídos cursos d'água) % na UC
Floresta Estacional Semidecidual 100.00

Bacias Hidrográficas

Bacia Hidrográfica % na UC
Paranapanema 100.00

Contatos

Instituto Ambiental do Paraná – IAP
Escritório Regional de Paranavaí
Rua Antonio Felipe, 1100,1º andar
CEP 87.702-020
Paranavaí, Paraná, Brasil
Fone: (44) 423-2526


Histórico Jurídico

Tipo de documento Número Ação do documento Data do documento Data de publicaçãoícone de ordenação Observação Documento na íntegra
Instrução Normativa 194 02/10/2008 03/10/2008 O PRESIDENTE DO IBAMA, resolve:Art. 1º . Estabelecer normas de pesca para o período de proteção à reprodução natural dos peixes, anualmente, de 1° de novembro a 28 de fevereiro, na bacia hidrográfica do rio Paraná. Parágrafo único. Entende-se por bacia hidrográfica: o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio.Art. 2º. Proibir a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas da bacia, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia.Art. 3º. Proibir a pesca para todas as categorias e modalidades:XVII - nos entornos do Parque Estadual Morro do Diabo (SP), do Parque Estadual do Rio do Peixe (SP), do Parque Estadual do Rio Aguapeí (SP), da Estação Ecológica do Mico-Leão-Preto (SP); do Parque Estadual de Ivinhema (MS); do Parque Nacional de Ilha Grande (PR/MS); da Estação Ecológica do Caiuá (PR) e do Parque Nacional do Iguaçu (PR). Parágrafo único. Entende-se por entorno ou zona de amortecimento o raio de 10 km ao redor das Unidades de Conservação ou a área de entorno estabelecida pelo Plano de Manejo da Unidade de Conservação.
Decreto 4.263 Criação 21/11/1994 O Governador cria a Estação Ecológica de Caiuá.


comments powered by Disqus