ESEC dos Chauás
Informações gerais

Município(s) no(s) qual(is) incide a Unidade de Conservação e algumas de suas características
Município | População (IBGE 2007) | População rural (IBGE 2001) | População urbana (IBGE 2001) | Estado | Área do município (ha) | Área da UC no município (ha) | Porcentagem da UC no município (%) |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Iguape | 28977 | 5493 | 21934 | SP | 198.092 | 2.315 | 100 % |
Pressões e ameaças
O desmatamento, as queimadas e a mineração industrial, são algumas das pressões que mais ameaçam as Unidades de Conservação. Veja abaixo dados atualizados sobre essas pressões nesta UC; para uma visualização comparativa entre as UCs mais desmatadas na Amazônia Legal, acesse o ranking dinâmico.
Para detalhes sobre a obtenção dos dados, acesse nossa nota técnica.
Características
Características
A referida área é constituida por florestas latifoliada tropical de planície litorânea e pantanos, sendo que algumas espécies encontram-se em processo de extinsão.
Observações
Fonte: Obs: Flora:
Nas areas inundáveis mais resgardadas desenvolve-se a caxeta, arvore cuja madeira mole é apreciada para confecção de lápis e tamancos, o que estimula a sua exploracao de forma predatoria.
Fauna:
Presenca na area de animais ameacados de extinção, como o papagaio-chauá ou papagaio-de-cara-roxa. (SMA do Estado de São Paulo, Serra do Mar: Uma Viagem à Mata Atlantica, Série: Educação Ambiental, SMA, São Paulo, 1994, pg. 84)
Aspectos Físicos
Sobreposições com outras Unidades de Conservação ou Terras Indígenas
Não pertinente.
Biomas
Bioma | % na UC |
---|---|
Mata Atlântica | 100.00 |
Fitofisionomias
Fitofisionomia (excluídos cursos d'água) | % na UC |
---|---|
Floresta Ombrófila Densa | 100.00 |
Bacias Hidrográficas
Bacia Hidrográfica | % na UC |
---|---|
Litoral SP, PR e SC | 5.21 |
Ribeira | 94.79 |
Pressão/ameaça |
---|
Loteamento Irregular |
Caça Ilegal |
Extrativismo Vegetal |
Contatos
Responsável Gina Guerra de Andrade
Bairro Momuna - Iguape CEP 11900-000
Telefone (13) 3821-3444 Ramal 218
Telefone () 3856-2267 Ramal
E-mail ginaguerra2@terra.com.br
Notícias
Histórico Jurídico
Tipo de documento | Número | Ação do documento | Data do documento |
Data de publicação![]() |
Observação | Documento na íntegra |
---|---|---|---|---|---|---|
Decreto | 26.719 | Criação | 06/02/1987 | Cria a Estação Ecológica dos Chauás em em área de terras devolutas situada no Perímetro 18º de Iguape, objeto do Decreto N. 12.327. | ||
Decreto | 12.327 | Outros | 26/09/1978 | O Goverandor Paulo Egidio Martins transfere da Administração da Secretaria da Justiça para a Secretaria da Agricultura, uma área de terras devolutas, situada no 18º Perímetro de Iguape, no Município de Iguape. |
comments powered by Disqus