PES Marinho do Aventureiro

Informações gerais

Marinho do Aventureiro
Parque Estadual
Estadual
Proteção Integral
1.312 ()
1990
Bocaina
Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente

Município(s) no(s) qual(is) incide a Unidade de Conservação e algumas de suas características

Município População (IBGE 2007) População rural (IBGE 2001) População urbana (IBGE 2001) Estado Área do município (ha) Área da UC no município (ha) Porcentagem da UC no município (%)
Angra dos Reis 148476 4947 114300 RJ 80.043 0 %

Pressões e ameaças

O desmatamento, as queimadas e a mineração industrial, são algumas das pressões que mais ameaçam as Unidades de Conservação. Veja abaixo dados atualizados sobre essas pressões nesta UC; para uma visualização comparativa entre as UCs mais desmatadas na Amazônia Legal, acesse o ranking dinâmico.

Para detalhes sobre a obtenção dos dados, acesse nossa nota técnica.


Características

Características

O Parque Estadual Marinho do Aventureiro, foi criado em 1990 pelo então governador do Rio, Moreira Franco, com o objetivo de resguardar atributos excepcionais da natureza, conciliando a proteção da flora e fauna e das belezas naturais, com a utilização para fins educacionais, recreacionais e científicos.
A administração e fiscalização do Parque Estadual Marinho do Aventureiro situado na parte Sudoeste da Ilha Grande, é de responsabilidade da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA).
O Parque Estadual Marinho do Aventureiro, adjacente a Reserva Biológica da Praia do Sul, tem como limites definidos a Ponta do Drago, prosseguindo pela linha do preamar média de 1831, no sentido nordeste, pela linha de costa, até encontrar a Ponta do Aventureiro.
Desse ponto, prossegue em sentido horário até o ponto mais a sudoeste da Ponta da Tacunduba, incluindo costões rochosos, matacões, e a elevação existente na desembocadura das lagunas do Leste e Sul, e as praias do Aventureiro, Demo, Sul e Leste.
(Fonte: Ilha Grande. Disponível em: http://www.ilhagrande.org. Acesso em 04/07/2013)

Observações

Fonte: Obs: É integrado com a Reserva Biológica da Praia do Sul e seus limites compreendem toda a área de costeira e praias desde a ponta da Tacunduba (Parnaióca) até a ponta do Drago. É proibida a caça a pesca e qualquer alteração no meio ambiente.


Aspectos Físicos

Sobreposições com outras Unidades de Conservação ou Terras Indígenas

Sobreposição Categoria da área sobreposta Porcentagem da sobreposição
Tamoios (APA) APA 0.00

Biomas

Bioma % na UC
Zona Costeira e Marítima 100.00

Bacias Hidrográficas

Bacia Hidrográfica % na UC
Oceano Atlântico 100.00

Contatos


Histórico Jurídico

Tipo de documento Número Ação do documento Data do documento Data de publicaçãoícone de ordenação Observação Documento na íntegra
Decreto 15.983 Criação 27/11/1990 28/11/1990 É criado o Parque Estadual Marinho do Aventureiro, situado na parte Sudoeste da Ilha Grande, Município de Angra dos Reis, com o objetivo de resguardar atributos excepcionais da natureza, conciliando a proteção da flora e fauna e das belezas naturais, com a utilização para objetivos educacionais, recreacionais e científicos.


comments powered by Disqus